30/03/16

UFC promove lançamento de livros sobre o Povo Tremembé

No dia 31, quinta-feira, ocorre, no Salão Nobre da Reitoria da UFC, o lançamento de 19 livros produzidos pelos professores formados pelo Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS). As obras, publicadas pelo MEC e pela UFC, são inéditas e falam das condições atuais do Povo Tremembé de Almofala. Os 36 professores que assinam as obras foram graduados pela UFC, em 2013, através do MITS, compondo a primeira turma de indígenas docentes formados em uma universidade no Nordeste e uma das primeiras do Brasil.

Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior

O MITS, denominado por eles de "Magistério Pé no Chão", foi criado por iniciativa do povo tremembé, em parceria com a UFC, em 2006, e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008, quando passou a receber recursos por meio do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind). É o primeiro curso de licenciatura intercultural criado no Nordeste que possibilita a formação em nível superior de uma turma de indígenas em uma universidade pública. Os graduados ficam, assim, aptos para o exercício do magistério nas escolas diferenciadas de sua etnia.

549259_439077392833528_236074379_n

Com a persistência do professor Babi Fonteles, que trabalha com os índios tremembé desde 1992, e a colaboração de membros da comunidade, no dia 6 de março de 2013, 36 índios da etnia Tremembé de Almofala colaram grau na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará. Em entrevista, o professor fala sobre a origem e as propostas do MITS, além de sua importância social.

Quinta-feira (31), o público pode conferir os 19 livros escritos e publicados pelos docentes, sendo essa a maior coleção autoral indígena já produzida e publicada no País. Confira a lista com o nome de todas as obras que serão lançadas.

Lançamento de livros sobre as condições do povo Tremembé
31 de março de 2016 - 15h
Salão Nobre da Reitoria da UFC