04/05/23

UFC oferece acolhimento psicológico para comunidade LGBT

O projeto (Sobre)viver é realizado sempre às quintas-feiras, na Clínica de Psicologia da UFC, localizada no bairro Benfica (Foto: Divulgação)

Ouça "UFC oferece acolhimento psicológico para a comunidade LGBT" no Spreaker.

Uma conversa sobre os silêncios e um abraço entre os preconceitos. Cuidar é o verbo conjugado no projeto (Sobre)viver, desenvolvido na Clínica Escola de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e que oferece acolhimento psicológico à comunidade LGBTQIAP+.

O projeto é facilitado por nove bolsistas do PET – Programa de Educação Tutorial.
São estudantes, a partir do quinto semestre do curso de Psicologia da UFC, supervisionados pelos professores Érica Atem e Emanuel Meireles.

Caio Renan, um dos facilitadores do projeto (Sobre)viver, informa sobre o grupo:

"Ele surge a partir dessa demanda da população LGBT que é muito marginalizada historicamente e que não encontra, principalmente no serviço de saúde, esse espaço pra poder conversar, para poder dialogar  suas necessidades. O (Sobre)viver busca acolher, por meio de dispositivo, o grupo, a comunidade, e elabora um espaço seguro sobretudo e de qualidade pra qualquer pessoa que possa dialogar sobre temáticas mais variadas possíveis com outras pessoas que também são da comunidade e querem ter ali aquela comunicação, querem ter uma troca de experiências, de afetos."

O grupo pratica a escuta ativa e atenta a cada pessoa, completa Mirela Studart, que também participa do projeto.

"A gente compreende que o conceito de cuidado ele é diferente pra cada pessoa. Então, o que a gente faz é oferecer uma escuta ativa. E a gente observa que esse simples fato de falar e ser escutado e ser acolhido em um ambiente livre de julgamento, e ao lado de pessoas que  passam por vivências semelhantes a sua, já é em si uma prática de cuidado."

Uma história se junta a outra e, dessa maneira, é tecida uma rede de apoio:

"Uma criação de um vínculo, de uma identificação em que eles levam essa relação pra fora do grupo também e se cria toda essa rede cujo objetivo principal é se cuidar nesse meio que a gente está inserido, que a gente sabe que é muito difícil pra essa comunidade."

Os encontros são semanais e abertos a todas, todos e todes, convidam os facilitadores.

"A gente tem construído um espaço muito potente e muito importante. Se você não é da comunidade, mas tem algum amigo, alguma pessoa, por favor indique. E esperamos todos, todas e todos lá no nosso (Sobre)viver."

O projeto (Sobre)viver é realizado sempre às quintas-feiras, na Clínica de Psicologia da UFC, localizada no bairro Benfica.

O formulário de inscrição é disponibilizado, semanalmente, no perfil @psicologiapet, no Instagram.

Ana Mary C. Cavalcante para a Rádio Universitária FM

Tags:, , ,