27/11/20

UFC lança o Observatório da Vida Estudantil (OBSERVAÊ)

O lançamento do OBSERVAÊ UFC aconteceu no dia 25 de novembro, no salão nobre da Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Universidade Federal do Ceará lançou o OBSERVAÊ/UFC – Observatório da Vida Estudantil. O Observatório é parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e vai aprimorar a política de assistência aos alunos da UFC. Serão realizadas pesquisas com o objetivo de acolher e incluir cada estudante, une o reitor da UFC Cândido Albuquerque:

"O aluno tem que ter o sentimento de pertencimento da universidade, é preciso que ele se sinta responsável por ele e pela própria universidade, e eu vejo isso a partir da minha própria experiência, eu vivi essa realidade quando eu cheguei em 1977 como aluno e eu fui acolhido e a própria universidade me incluiu. É isso que a universidade está fazendo agora. O Observatório da Vida Estudantil é, sem dúvida nenhuma, uma ferramenta fundamental para que a gente possa identificar melhor as necessidades dos alunos e as possibilidades de inclusão desse aluno."

No caminho até a igualdade, o reitor destaca a inclusão digital, feita pela UFC durante a pandemia de covid-19:

"Maior ação de inclusão digital da universidade é fundamental, os alunos hoje estão em condições iguais para viver no mundo virtual. Então, eu acho que incluir significa isso igualar as oportunidades para todo o corpo discente."

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Geovana Cartaxo, reforça que o auxílio inclusão digital foi feito a partir de uma pesquisa, com mais de dez mil alunos. E esse levantamento de dados sobre a vida real dos estudantes se tornou o embrião do OBSERVAÊ/UFC. O Observatório quer, ainda mais, transformar dados em novas realidades, esclarece Geovana Cartaxo:

"Que a gestão seja capaz de atender realmente no que o estudante mais precisa, pra gente errar menos e ficar mais próximo à comunidade acadêmica, é esse o nosso objetivo. Nós temos uma comissão que vai dar conta dessa animação dessas pesquisas, reuniam desses dados, de servidores e estudantes que vão nos auxiliar. A ideia é nós montarmos indicadores que serão aferidos para monitorar o trabalho da assistência estudantil e, a partir dessas pesquisas, nós irmos melhorando nossa orientação de atuação."

"É por vocês que a gente trabalha" foi o lema do Observatório da Vida Estudantil (OBSERVAÊ) da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Residências e restaurantes universitários, bolsas acadêmicas e apoio psicológico já são parte da assistência estudantil oferecida pela UFC. Os recursos possibilitam uma transformação na vida de Francisco Franklin Costa, aluno do curso de Engenharia de Energias Renováveis:

"Eu acho que a universidade tem feito tudo pra mim. Tudo que eu sou hoje, eu devo à universidade. Hoje, atualmente, eu sou diretor universitário, ganho uma bolsa de direção e também ganho o auxílio de residente para custear as minhas despesas, minha refeição, é o que eu preciso para me manter em Fortaleza, para ter condições básicas de estudar."

Francisco se mudou de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, para uma das dez residências universitárias da UFC. Ele conta que, antes da mudança, passava mais tempo no ônibus do que com os livros. Agora, da mesa de estudos, Francisco vê o seu lugar no mundo:

"Agora eu tenho uma residência, eu tenho um quartinho, eu tenho minha mesa para estudar. Eu tenho muitos planos, um deles é empreender, poder contribuir para a sociedade da melhor forma possível."

Mais informações sobre os benefícios oferecidos pela universidade estão no site da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFC.

Reportagem de Ana Mary Cavalcante

Tags:, , ,