20/04/16

UFC lança hoje (20) coletânea José de Alencar: século XXI

Foto: Reprodução/Internet

A Casa José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), lança hoje (20), em parceria com a Edições UFC, a coletânea José de Alencar: século XXI. O lançamento da obra, que objetiva enfatizar a importância e atualidade do autor para a literatura nacional atualmente, acontece a partir das 19 horas, no Auditório José Albano, localizado no Centro de Humanidades I.

Com organização dos professores Marcelo Peloggio, do Departamento de Literatura; Arlene Fernandes Vasconcelos, do Instituto UFC Virtual; e da pesquisadora Valéria Cristina Bezerra, a ideia do livro é apresentar um novo olhar sobre a obra do escritor cearense através de contribuições de alguns dos maiores pesquisadores brasileiros em literatura nacional.

Responsáveis por analisar e construir uma conexão crítica entre os escritos de José de Alencar e a atualidade, foram convidados para compor a coletânea os professores Ivo Barbieri, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Márcia Abreu, titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Régis Lopes, docente da UFC; e Valdeci Rezende, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Lançamento da coletânea José de Alencar: século XXI
Hoje (20) | 19h
Auditório José Albano - Centro de Humanidades I (Campus do Benfica – Av. da Universidade, 2853)
Informações: 3229.1898

Casa José de Alencar

Filipe Pereira
Foto: Filipe Pereira

O livro integra os trabalhos desenvolvidos pela Casa José de Alencar (CJA), um projeto onde visitantes podem conhecer a moradia do autor de "O Guarani" e "Lucíola". Aberta de segunda a sábado, a CJA, além de desenvolver pesquisas, oferece aos interessados uma visita gratuita com informações sobre vida e obra do escritor e cultura afro-brasileira. Entre as atrações do local, está a história do livro "Iracema" contada por meio de imagens.

José de Alencar foi um escritor e político brasileiro. Nascido no Ceará do século XIX, o autor inaugurou o romance de temática nacional com algumas das obras mais lidas e revisitadas da literatura brasileira, como "O Guarani" e "Iracema", além de ter se dedicado, posteriormente, a romances de cunho urbano, como é o caso de "Lucíola" e "Senhora".

Confira a seguir algumas imagens da Casa José de Alencar:

Casa José de Alencar
Segunda a sexta - 8h às 17h | Sábado - 8h às 12h