12/05/21

UFC Inova protege tecnologias produzidas na Universidade

Segundo Ana Carolina, depois do depósito da patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, começa um processo de exame até o deferimento, que demora em média de 7 a 10 anos (Foto: Divulgação)

Proteger as tecnologias produzidas na Universidade e as pesquisas que são passíveis de proteção intelectual. Uma das missões da chamada UFC Inova, a Coordenadoria de Inovação Tecnológica, é facilitar o registro de invenções garantindo que um invento não será produzido, usado, posto à venda ou importado por terceiros sem a autorização do inventor. Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a UFC Inova é coordenada por Ana Carolina Matos. Ela fala que atualmente a Universidade tem 264 ativos de propriedade intelectual vigentes, dos quais 10 tiveram cartas patentes concedidas. Ana Carolina acredita que até o fim do ano a UFC terá mais 10. A coordenadora explica como o pesquisador pode ter esse direito.

Ouça na reportagem de Síria Mapurunga:

Tags:, , , ,