30/03/17

UFC faz Trote Solidário em praias neste sábado (1º)

Projeto Interpesca realizou primeira limpeza nas praias (Foto: Divulgação)

A coordenação e os alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizarão no próximo sábado (1º) às 08h30, a recepção dos novos estudantes por meio de um trote solidário que acontecerá na orla das praias de Fortaleza. No evento, cerca de 50 estudantes novatos serão recebidos por membros do Centro Acadêmico Stênio de Freitas (CASF), além de professores do curso e, no local, farão atividades como coleta de lixo e limpeza na Praia de Iracema, Beira Mar e Poço da Draga.

O enfoque do trote é uma extensão da essência do curso de Engenharia de Pesca, que visa cuidar de recursos naturais e otimizá-los. Para Luiz Eduardo Brasileiro, diretor presidente do CASF, o objetivo do trote é implementar uma cultura de limpeza em locais públicos e mobilizar o descarte inteligente do lixo produzido pela população. A escolha do local aconteceu devido ao crescente movimento que ocorre na orla de Fortaleza. “Nós queremos levar os estudantes para locais que eles provavelmente já conhecem”, afirma Luiz.

Além da coleta de lixo, outras atividades também serão realizadas nas praias escolhidas. Os professores presentes darão aulas sobre preservação ambiental e também será realizada uma conversa com os vendedores ambulantes que trabalham nas praias. Além disso, um grupo de grafiteiros da região do Poço da Draga produzirá uma intervenção artística nos entornos da Indústria Naval do Ceará (Inace). Luiz Eduardo Brasileiro conta que um dos objetivos do trote é “trazer a participação da comunidade”.

O evento conta com o apoio de três projetos de extensão do curso, assim como da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace), da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Estoril.

Trote Solidário da UFC
1º de abril, às 8h30