30/06/23

UFC cria Política Arquivística

A política arquivística estabelece boas práticas de preservação e disponibilização de documentos, arquivos e dados essenciais à transparência e à memória institucional(Foto: Viktor Braga/UFC)

Ouça "UFC cria Política Arquivística para preservação de documentos e da memória institucional" no Spreaker.

O Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou esta semana a criação da Política Arquivística da UFC, um conjunto de diretrizes que visa melhorar a gestão de documentos na Universidade.

Para a diretora do Memorial da UFC, Gerda Holanda, a medida é de extrema importância uma vez que estabelece boas práticas de preservação, acesso e uso adequado de documentos, condições essenciais à transparência e à memória institucional:

"A criação de uma política arquivística na UFC é de extrema importância, pois ela estabelecer as diretrizes, normas e procedimentos da gestão dos documentos e arquivos da instituição, garantindo a sua preservação, o acesso e o uso adequados ao longo do tempo. "

A diretora Gerda Holanda, do Memorial da UFC, destaca os principais benefícios dessa nova política de arquivos da instituição:

"Eu destaco, como principais benefícios, a preservação do patrimônio documental, pois a UFC tem uma quantidade significativa de documentos e arquivos e a política arquivística vai garantir que eles sejam protegidos contra danos, perdas ou deterioração. Um segundo benefício é o acesso à informação, pois a política também promove a transparência institucional e facilita o acesso da comunidade às informações e aos documentos necessários pra realização de estudos, pesquisas, projetos, enfim. E como terceiro, eu destaco a questão da eficiência administrativa ao estabelecer procedimentos claros para a classificação, organização e o descarte adequado dos documentos. Finalmente, eu diria que a criação de uma política arquivística na UFC é um passo importantíssimo pra uma outra conquista que se faz muito necessária à instituição, que é a criação de um sistema de arquivos que vai fechar esse ciclo da preservação documental na UFC."

A política Arquivística da UFC foi discutida no âmbito da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – a CPAD. O texto será divulgado em breve à comunidade universitária no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC - PROPLAD.

Reportagem de Fátima Leite

Tags:, ,