29/03/17

UFC apresenta produtos para combater o Aedes aegypti

O mosquito é vetor dos vírus da zica, dengue e chikungunya (Foto: Reprodução/Internet)

Para complementar o engajamento da Universidade Federal do Ceará no combate ao Aedes aegypti, a instituição apresenta, na tarde desta quarta-feira (29), três produtos que devem ajudar a população na batalha contra o mosquito transmissor dos vírus da zica, dengue e chikungunya. Desenvolvidos pelo Instituto UFC Virtual, dois dos três projetos ainda são pilotos, mas um já está completamente funcional.

O Aedes em Foco é um aplicativo para smartphone que auxilia o cidadão a entender melhor o mosquito e como evitar sua proliferação. Desenvolvidos pelos professores Henrique Pequeno e Ivo Castelo Branco, a ferramenta foi criada com o intuito de estimular o engajamento da população no combate. "A gente quer que pessoas tragam para si responsabilidade de cuidar da sua casa e do seu bairro", conta Henrique, que além de professor, é doutorando em Ciência da Computação na UFC.

Henrique revela que o processo de criação foi uma parceria. "Tudo nasceu da ideia do professor Ivo, uma metodologia de brigadas". Além de professor do curso de medicina, Castelo Branco é infectologista e referência nacional em pesquisas sobre doenças tropicais. "A partir de uma ideia simples, a gente pensou que ela poderia ser auxiliada por uma ferramenta computacional de uma maneira que qualquer pessoa e de qualquer classe pudesse utilizar", afirma o desenvolvedor.

Como Ivo e Henrique queriam que as pessoas fizessem o trabalho de acompanhamento em seus condomínios e residências, eles quiseram transportar o conceito para algo mais próximo do mundo real. "Já que o smartphone é uma realidade hoje, resolvemos desenvolver um aplicativo para instrumentalizar a metodologia". Henrique lembra que quando começaram a desenvolver, o colega foi semanalmente ao seu encontro. "Debatemos juntos e construímos as funcionalidades".

Os criadores do aplicativo se reúnem às 15h, desta quarta-feira (29), na sala de reuniões da Vice-Reitoria da UFC (Campus do Benfica), onde as novidades serão apresentadas a representantes do poder público, com o objetivo de fechar parcerias para a difusão e utilização dos produtos.

Aedes em Foco

Disponível para iOS e Android, o aplicativo entrega oito ícones na tela do aplicativo que oferecem diversas ferramentas. "A diferença do nosso aplicativo são as funcionalidades. Outros do mesmo tipo apenas estimulam a denúncia". Henrique conta que o programa para smartphone oferece dicas de prevenção contra mosquito, notícias atualizadas e um tira dúvidas sobre as doenças. Ele também oferece a busca por postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais usando a geolocalização que o GPS dos telefones oferece. Ainda existe uma lista de contatos essenciais, como Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Saúde. Para criar uma brigada é necessário criar um perfil.

Interface do aplicativo (Foto: Imagem de divulgação)

Interface do aplicativo

Você ainda pode fazer denúncias aos órgãos públicos de focos do mosquito ou áreas de risco enviando fotos com a localização para uma resposta mais eficiente. "Convidamos atores do Município e do Estado para mostrar os produtos hoje. A gente quer formar parcerias e oferecer acesso aos dados pra criar uma forca de trabalho com os governantes e o engajamento da população", comenta. Pequeno, o aplicativo para Android tem 34mb. Já a versão para iOS é menor ainda, com apenas 27mb.

Outros projetos

Querendo atingir vários públicos e gerações, o Laboratório de Mídias Educacionais do Instituto UFC Virtual, também está desenvolvendo os pilotos de um jogo educativo e uma revista em quadrinhos, a Brigadas de Combate. "Nós criamos a história base da revista e os personagens, mas queremos uma parceria para desenvolver uma série para trabalhar essas temáticas", conta o doutorando. Ainda de acordo com ele, o jogo também deve trabalhar no mesmo intuito, o combate ao mosquito. "Serão três fases, já temos a primeira concluída, mas queremos uma parceria pra ajudar. Tudo que foi feito até agora foi com o empenho de realmente quem quer fazer algo, nós não temos parceria financeira", finaliza.

Aplicativo Aedes em Foco
App Store