07/07/23

TAEs fazem campanha nacional por valorização da carreira

A proposta está em votação na plataforma Brasil Participativo, até o próximo dia catorze deste mês (Foto: Freepik.com)

Ouça "Servidores técnico-administrativos em educação fazem campanha nacional para valorização da carreira" no Spreaker.

A proposta de Reestruturação da Carreira e Recomposição Salarial dos servidores técnico-administrativos em educação está em votação na Plataforma Brasil Participativo, do Governo Federal.

O texto é do servidor Breno Alves, da Universidade Federal do Cariri, e busca a valorização da carreira:

"Ao conseguirmos essa priorização de investimentos técnicos, orçamentários e principalmente político que serão necessários para o alcance dos objetivos de uma política pública lá no plano plurianual, que é a principal peça orçamentária, nós buscaremos o estabelecimento de programas que serão desenvolvidos ao longo dos próximos quatro anos. A nossa carreira atualmente apresenta diversos problemas que refletem na precarização do serviço prestado à sociedade, pois além de termos a pior remuneração do serviço público federal, sofremos institucionalmente com diversos casos de falta de reconhecimento e valorização, o que tem causado um elevado índice de desligamento, insatisfação geral na categoria."

Para o servidor, a carreira está em risco:

"E junto perderá toda a sociedade. A sociedade não terá mais um corpo altamente qualificado, como tem hoje, para atendê-la sem colocar em risco ficar desassistida a qualquer corte orçamentário que o governo venha a propor para as instituições de ensino."

A proposta envolve cerca de duzentos mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas. Ou seja, dezoito por cento do quadro do poder executivo federal, segundo o coletivo nacional Movimento TAEs na Luta. São profissionais que acompanham a vida acadêmica nas instituições federais de ensino superior, destaca Hemison Magalhães, integrante do Movimento:

"Nosso papel é realmente vislumbrar essa finalidade da educação superior de fazer uma entrega à sociedade a ponto de a sociedade melhore, progrida e se desenvolva por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Então, nós temos técnico-administrativos em educação que atuam desde a  recepção desses alunos até TAEs que realmente estão em laboratório dando suporte nas pesquisas."

Hemison Magalhães, que também atua na Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica da UFC, esclarece sobre a proposta de reestruturação da carreira.

"A proposta verifica realmente incluir como prioridade o plano plurianual essa reestruturação que envolve tanto elementos salariais, remuneratórios, como também não salariais, como plano de desenvolvimento de pessoal, possibilidades materiais, as condições favoráveis ao desenvolvimento profissional do servidor."

A proposta está em votação na plataforma Brasil Participativo, até o próximo dia catorze deste mês. Para votar, basta ter uma conta gov.br e acessar o link www.taes.com.br/ppa. A plataforma Brasil Participativo realiza uma consulta pública sobre as prioridades do orçamento federal.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, , ,