14/09/16

Setembro Amarelo: ações na UFC fazem alusão à prevenção do suicídio

Registro do Cine Bem, atividade da Semana de Prevenção ao Suicídio
(Foto: Pravida Huwc)

Durante o mês de setembro, estão sendo realizadas, na Universidade Federal do Ceará (UFC), uma série de ações de alerta e prevenção ao suicídio como parte da campanha Setembro Amarelo. Para integrar os esforços à data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inúmeras entidades universitárias organizaram atividades de conscientização, alusão e discussão sobre o assunto, desde a exibição de filmes temáticos até rodas de conversa, caminhadas e palestras.

Ao longo do mês, por exemplo, a Biblioteca do Curso de Física exibe, entre as 12 e 14 horas, uma lista de filmes que versam sobre o tema, como a produção brasileira Elena (2012), da diretora Petra Costa; e o clássico franco-polonês A Liberdade é Azul, do premiado diretor Krysztof Kieslowski. De acordo com a direção da unidade, a ideia é despertar, nos usuários do espaço, um compromisso com a vida.
Confira a programação completa.

Além desta, outros projetos desenvolveram iniciativas do gênero na universidade. Do dia 10 ao dia 13, o Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará (Nupec) realizou, em parceria com o Projeto de Apoio à Vida (PraVida) - grupo de extensão da Faculdade de Medicina da UFC -, a Semana de Prevenção ao Suicídio. A programação do evento, que tem o intuito de fornecer aos interessados mais informações sobre o tema, contou com palestras, meditação, orientação para profissionais, caminhada, dentre outras atividades, tudo dividido entre instituições de ensino superior em Fortaleza.

Marcado por atividades alusivas, o dia 10 de setembro é considerado uma data especial por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Nesta linha, o programa Sem Fronteiras: Plural pela Paz, da Rádio Universitária FM, discutiu no último sábado (10) acerca da prevenção ao suicídio. Apresentado por Henrique Beltrão, a atração recebeu os professores da UFC Charlys Barbosa Nogueira, especializado em geriatria, e Fábio Gomes de Matos e Souza, psiquiatra e coordenador do PraVida, para debater o assunto.

Ajuda
O Setembro Amarelo é uma iniciativa da OMS que acontece desde 2014, quando entidades e instituições adotam a cor amarelo (símbolo da luta) e promovem a divulgação de informações. De acordo com a pesquisa realizada em 2013 pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, o Ceará é o quinto estado em número de mortes por suicídio no Brasil. Do total, mais de um terço dos casos ocorreram apenas em Fortaleza.

Atualmente, existem algumas ferramentas disponíveis para ajudar na prevenção ao suicídio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV). Criado na década de 60, o CVV é uma associação de voluntários que disponibiliza antendimento gratuito e apoio emocional sob total sigilo para todas as pessoas que precisam conversar. É possível entrar em contato através do número de telefone 141 (Disque 141) ou via chat ou chamada de vídeo no site do CVV.

Na UFC também é possível encontrar ajuda. O Programa de Apoio ao Deprimido Refratário é um projeto vinculado do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) que promove ações preventivas ao suicídio, além de atendimentos e formações. Há também, no Clínica Escola de Psicologia da UFC, o Grupo de Perdas e Lutos, que recebe novos participantes todas as terças pela manhã. Mais informações pelo número 3366.7690 .