04/07/16

Segunda edição do Conversas ao Pôr do Sol debate gênero

Foto: Ivonisio Mosca

Durante esta semana (de 4 a 8 de julho), o Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza a segunda edição do ciclo de debates Conversas ao Pôr do Sol. O evento apresenta reflexões sobre temas da atualidade e discute questões de gênero em encontros, às 17h30, na Praça Geraldo Markun, no pátio do curso de Ciências Sociais, no Centro de Humanidades III.

A cada dia, o Conversas ao Pôr do Sol recebe um profissional ou pesquisador de uma área diferente para debater a temática proposta em uma discussão horizontal. Para abrir a programação, nesta segunda (4), a convidada é a professora do curso de Letras Estrangeiras da UFC, Lola Aronovich, com o debate Por que ser feminista?. Na terça, o evento recebe a primeira convidada de fora da universidade, a professora de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Helena Frota, que conduz o encontro com tema Violência contra a mulher: olhares diversos.

Na continuação das atividades, o docente de Ciências Sociais da UFC, Cristian Paiva, traz, na quarta-feira, a discussão Corpo, gênero e sexualidade: o olhar das Ciências Sociais. Na quinta-feira, o espaço dos encontros recebe a ativista LGBTT e estudante de Letras da UFC, Silvia Cavalleire, que debate Identidade de gênero: desconstruindo tabus. E, na sexta-feira, a professora do curso de História da UFC, Ana Rita Fonteles, encerra a programação com o tema Precisamos falar sobre gênero: possibilidades para pesquisa e educação.

Idealizado pela Direção do Centro de Humanidades, o evento mantém a estrutura horizontal de discussão e a preferência por locais abertos, para estimular a sociabilidade entre os participantes e imprimir um tom mais informal aos encontros. Toda a programação é aberta ao público e não exige inscrição prévia.
Ouça a reportagem de Danilo Oliveira, para o Jornal da Universitária.

2º Ciclo de debates Conversas ao Pôr do Sol
De 4 a 8 de julho | 17h30
Praça Geraldo Markun, Centro de Humanidades III
(Av. da Universidade, 2995, Benfica)