27/03/17

Revista Entrevista traz edição exclusiva com mulheres

A Revista Entrevista é produzida por alunos de Jornalismo da UFC e tem orientação do Professor Ronaldo Salgado. (Foto: Divulgação)

A 36ª edição da Revista Entrevista vai ser lançada nesta terça-feira (28), às 19h, no auditório Rachel de Queiroz, no Centro de Humanidades II da UFC. Essa é a primeira vez que a publicação do Curso de Jornalismo da UFC traz cinco mulheres como personagens das entrevistas.

A cantora de forró Kátia Cilene, a apresentadora Lena Oxa, a cantora e compositora Mona Gadelha, a fotógrafa Karine Garcêz e a jornalista e escritora Erilene Firmino contaram suas histórias para os alunos da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso, ministrada pelo professor Ronaldo Salgado.

De acordo com Claryce Oliveira, estudante de Jornalismo da UFC e integrante da equipe da Revista Entrevista, a escolha dos entrevistados é uma decisão dos próprios alunos. “Quando nós iniciamos a disciplina, percebemos que tinha pouca mulher entrevistada. O percentual era menor que 20%. Daí, surgiu a ideia de dedicar uma edição exclusiva para as mulheres”, complementa.

A Revista Entrevista tem 25 anos de tradição e já entrevistou mais de 178 personalidades do cenário político, econômico e cultural do Ceará e do Brasil, sempre adotando uma abordagem diferenciada e buscando captar a sensibilidade e a história de vida das personalidades.

Esse diferencial da Revista Entrevista foi o que impressionou Claryce Oliveira. Para ela, participar de todas as etapas de produção e dialogar de perto com os entrevistados mostrou um outro lado do jornalismo que, por vezes, fica esquecido. “Eu acredito que o melhor dessa experiência foi perceber o peso que o jornalista tem de dessecar as histórias das pessoas e podê-las conhecer a fundo, o que muitas vezes o jornalismo convencional não possibilita”, afirma.

A Revista Entrevista nº 36 teve a produção e realização dos alunos Aline Medeiros, Ana Rute Ramires, Carolina Melo, Caio Victor, Claryce Oliveira, Diego Barbosa, Julia Ionele, Kamylla Karen, Nicolas Paulino e Theyse Viana.

Lançamento da Revista Entrevista nº 36
Dia 28 de março de 2017, às 19h