30/06/16

Projeto de extensão da UFC oferta curso de chocolate

Produção de chocolate do Curso Livre de Festas Juninas, também do mesmo projeto.
(Foto: Divulgação)

O programa Gastronomia Social, projeto de extensão do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), oferta, na próximas quinta (7) e sexta-feira (8), mais uma edição do Curso de Chocolate. A iniciativa é aberta ao público e está com inscrições. O curso terá aulas teóricas e práticas e será realizado, de 9h às 12h, nos laboratórios do Departamento de Economia Doméstica, Campus do Pici.

Durante os encontros, os participantes terão aulas sobre a história do chocolate, seus tipos e suas diferenças. Na ocasião, será debatida a cultura gastronômica em torno da iguaria e sua influência sobre o cotidiano das pessoas, além dos exercícios práticos de manipulação correta dos alimentos e execução de receitas de bombons, trufas e pirulitos de chocolate. Os produtos elaborados serão servidos como degustação para os participantes.

Os interessados devem se inscrever, mediante o pagamento de uma taxa simbólica no valor de R$ 30,00, no Centro Acadêmico de Gastronomia, localizado na sede do Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC), ao lado do Restaurante Universitário do Campus do Pici. Os horários de atendimento para inscrições são de segunda a sexta, de 10h às 14h e de 18h às 20h.

O Gastronomia Social é um projeto de extensão que oferece cursos básicos de iniciação à gastronomia tanto para o corpo acadêmico quanto para a comunidade no geral, de modo a dar um retorno da instituição para a sociedade. Para a bolsista do programa Isabelle Valentim, esse também é o objetivo do Curso de Chocolate. "O curso tem como objetivo trazer a comunidade para a universidade, quebrar essas barreiras, apresentar a universidade", explica.

A professora do curso de Gastronomia da UFC e coordenadora do programa Gastronomia Social, Eveline de Alencar, fala sobre o conteúdo do curso de chocolate. Ouça a reportagem de Márcia Vieira, para o Jornal da Universitária.

Curso de Chocolate
7 e 8 de julho | 9h às 12h
Taxa de inscrição: R$ 30,00
Laboratórios do Departamento de Economia Doméstica, Campus do Pici