15/02/23

Programa Empreende UFC inscreve projetos até 27/03

Estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos podem apresentar projetos de empreendimentos inovadores, startups, negócios de impacto socioambiental, negócios de base tecnológica e spin-offs acadêmicas (Foto: Freepik)

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará, PROINTER-UFC, está com inscrições abertas até o dia 27 de março para mais uma seleção de projetos para o Empreende UFC. O programa tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a inovação na universidade, e é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos.

Podem participar do Empreende UFC empreendimentos inovadores, startups, negócios de impacto socioambiental, negócios de base tecnológica e spin-offs acadêmicas. Como parte do programa, a universidade prevê a concessão de 90 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) para estudantes de graduação.

O edital elaborado pela PROINTER, disponível no portal da UFC, determina duas categorias possíveis para os projetos que desejam participar do programa. A Categoria 1 deve ter como líder um estudante de graduação; e a Categoria 2 deve ter como líder um estudante de pós-graduação, servidor ou pesquisador da UFC. Ainda nessa segunda categoria, a equipe precisa contar com um estudante de graduação, que é quem receberá a bolsa.

As equipes devem ser multidisciplinares, com até seis membros cada, sendo pelo menos um estudante e um professor, pesquisador ou servidor técnico que atue como orientador.  O Programa Empreende UFC também oferece diversos benefícios aos participantes, oficinas de capacitação das equipes para desenvolverem seus negócios, workshops, palestras, debates com empreendedores e investidores de risco, mentorias, validações e simulações de pitches de negócios.

O programa também aproxima os participantes dos ecossistemas empreendedores cearense, nacional e internacional. Na UFC, são disponibilizados ambientes criativos no formato de coworking, onde as equipes de cada projeto podem trabalhar e desenvolver suas ideias.

Confira a reportagem de Fabrício Girão:

Tags:, ,