07/08/19

Professor Edmar Ribeiro lança livro nesta quarta (7)

Primeira obra literária de Edmar Ribeiro, Azougue traz 26 contos de linhagem fantástica (Foto: Divulgação)

No dicionário, a palavra azougue significa pessoa de muita vivacidade e inquietude. No interior do Ceará essa palavra também ganha o sentido de atração irresistível, da qual não podemos escapar.

Baseado nessa ideia cearense, o professor e jornalista Edmar Ribeiro escreveu sua primeira obra literária, intitulada Azougue: Contos, que vai ser lançada nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, na Reitoria da UFC.

A obra traz histórias fantásticas que expressam costumes, lugares e o modo de falar do povo cearense. É o que explica o professor Edmar Ribeiro:

"O protagonista é a alma, a lenda, a força, a cor e a transcendentalidade da alma cearense. Eu sou apenas um coadjuvante que juntou os cacos."

Nascido no Acre, Edmar Ribeiro veio para Fortaleza aos 13 anos e, desde muito jovem, começou a escrever as histórias dos seus descendentes cearenses. Em Azougue, Edmar Ribeiro optou escrever contos de linhagem fantástica e estimular, assim, a imaginação do leitor.

"Os contos são curtos porque eu deixo muito espaço para que o leitor entre no conto, participe do conto, entenda e, no fim, a conclusão é sua. Eu dou várias incursões só, na linguagem que o povo fala. Muitas palavras que são colocadas ali o povo fala e, se eles não falam, eu inventei uma pra eles falarem."

O livro Azougue foi produzido em parceria com a Imprensa Universitária e tem a introdução escrita pela presidenta da Academia Cearense de Letras, Angela Gutiérrez. O lançamento da obra acontece nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, às seis da tarde, nos Jardins da Reitoria da UFC. Durante o lançamento, a obra vai ser distribuída gratuitamente para o público.

Mais informações no portal ufc.br.

Lançamento do Livro Azougue: Contos, do professor Edmar Ribeiro
Dia 7 de agosto, às 18h, nos Jardins da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 - Benfica)
O livro será distribuído gratuitamente durante o evento.

Carolina Areal para o site da Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,