24/01/24

Prevenção contra as ISTs ganha reforço no período do Carnaval

O uso do preservativo é uma das principais formas de prevenção às principais ISTs, incluindo o vírus HIV (Foto: Shutterstock / Alto Astral/ Terra)

Ouça "Prevenção contra as ISTs ganha reforço no período do Carnaval" no Spreaker.

Neste período carnavalesco, quando todas as fantasias brincam nas ruas, do beijo na praça para o sexo casual, é um pulo. Mas nem tudo é folia: o contato sexual é o principal meio de contágio das ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis. Por isso, o uso da camisinha, masculina ou feminina, nas relações sexuais, é fundamental para a prevenção de problemas como sífilis, hepatites e AIDS.

Para a infectologista do Hospital São José, Lorena Mendes, o autoconhecimento é o primeiro passo da prevenção:

"E pra isso a gente orienta que todo pessoa com vida sexual tenha o mínimo de cuidado com as testagens periódicas. Eu te oriento que pelo menos uma vez ao ano você se teste para doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatites e sífilis. E a partir daí, desse autoconhecimento, você pode garantir tanto segurança para si como para o seu parceiro, como também caso venha a ter positividade de algum teste, procurar o tratamento precocemente."

Além disso, a especialista também reforça o uso do preservativo como prevenção às principais ISTs, incluindo o vírus HIV. A infectologista Lorena Mendes destaca outras formas de prevenção específicas contra o HIV, combinadas com o preservativo e feitas com o uso de comprimidos:

"Que são as profilaxias. A pré-exposição (PrEP) é indicada principalmente naquelas pessoas que tem uma vida sexual ativa e intensa e que muitas vezes o uso do preservativo é esquecido. As pessoas que já tiveram a relação e por algum motivo foram expostos ou porque não usaram o preservativo, ou porque teve o rompimento do preservativo, podem ter acesso a PEP, a profilaxia pós-exposição."

Ela informa ainda sobre onde buscar atendimento.

"A Pep, que é a profilaxia pós-exposição, ou seja, depois de você ter se exposto e tem tido alguma possibilidade de transmissão, ou por rompimento do preservativo ou pelo não uso, ela é considerada uma emergência. Então a PEP, no Ceará, só é disponibilizada na emergência do Hospital São José. As testagens para ISTs, as Infecções Sexualmente Transmissíveis, também são disponibilizados no Sistema Único de Saúde, no SUS. É disponibilizado nos postos de saúde e também nos Serviços de Atendimento Especializados, como nas policlínicas, entre outros."

Já os preservativos são disponibilizados pelo SUS, nos postos de saúde.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*