09/12/20

Plataforma Casamata divulga produções de artistas negros

A Plataforma Casamata aglutina as produções culturais emergentes em Fortaleza. São manifestações artísticas que abordam questões como raça, gênero e territorialidade. (Foto: Reprodução)

A Casamata é uma plataforma que há 3 anos desenvolve projetos e ações voltadas para o campo das artes visuais, cinema, literatura e produção cultural. Focada na produção de artistas negros, indígenas e racializados, a Casamata realiza eventos voltados para produção artística emergente no Ceará. 

Entre eles, está a segunda edição do seminário Negritude Infinita, que a partir de 21 de dezembro discute a produção audiovisual de autoria negra no Brasil. Neste ano, o tema será Dispositivos e estratégias imaginativas no Cinema Negro Brasileiro. Serão seis mesas de debate, com 20 convidados ligados à produção do cinema negro contemporâneo por todo o Brasil. Aline Furtado é diretora geral da Casamata e explica a dinâmica da plataforma como um elemento de encontro da produção artística negra:

"A gente está potencializando e conectando eventos, fazeres, para uma produção emergente que já acontece. Ela está acontecendo em algum lugar. A gente se junta para ter mais força. Esses eventos, as mostras, as exposições são processos coletivos, mas essas coletividades não necessariamente estão formatando a plataforma enquanto um corpo. A plataforma é um ponto de encontro que não centraliza a produção das artistas."

A segunda edição do seminário Negritude Infinita é um dos eventos realizados pela Plataforma Casamata. O tema deste ano é "Dispositivos e estratégias imaginativas no Cinema Negro Brasileiro", começando no dia 21 de dezembro. (Foto: Divulgação)

A segunda edição do seminário Negritude Infinita é um dos eventos realizados pela Plataforma Casamata (Foto: Divulgação)

Uma das atividades promovidas pela Casamata é o Desmonte Colonial, um programa de formação que discute questões como colonialidade, história, tempo e memória. Em 2020, o  programa terá uma atividade virtual, em 18 de dezembro, com as curadoras e o público.  Aline Furtado relata o que as produções culturais que a plataforma reúne levam em conta ao serem desenvolvidas:

"Pensar essa produção numa perspectiva anticolonial, e olhar para essa multiplicidade, para essa diversidade, tanto de corpos, quanto de sujeitos, como um mecanismo de desmonte, de desmantelo dessas estruturas. Então, é importante reforçar e reafirmar que essa plataforma, nessa descentralização e nessa perspectiva de potencializar esses encontros, ela busca essa conversa, a partir dessas questões de raça, gênero, dissidência sexual, territorialidades, periferias, pensando nisso como uma possibilidade de construir novas realidades e outros mundos possíveis."

A Casamata irá divulgar o canal do Youtube em que serão transmitidos os eventos mencionados no dia em que ocorrerem. A divulgação será feita no Instagram @acasamata e no site acasamata.com.

Reportagem de Gustavo Castello sob orientação de Carolina Areal e Igor Vieira.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*