09/05/17

Paralisação dos estudantes de odontologia da UFC

Os estudantes realizam cerca de 300 atendimentos diários nas sete clínicas, em Fortaleza. (Foto: Internet)

Estudantes do curso de Odontologia da UFC paralisaram suas atividades por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia ocorrida no dia 20 de abril e contou com a presença de mais de 100 alunos. As informações são do estudante e presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, Tarcísio Sindeoux. Segundo Tarcísio, a paralisação se deve a falta de manutenção dos equipamentos das clínicas e a falta de infra-estrutura das salas teóricas.

Tarcísio acredita que esses problemas refletem os cortes de verbas e a falta de repasses federais para as universidades, por isso é importante reivindicar. "Nós lutamos a cada dia por melhorias e os estudantes tem papel determinante nisso", complementa.

A assessoria de comunicação da UFC informou que o contrato com a empresa prestadora dos serviços de assistência técnica, manutenção corretiva e preventiva em equipamentos odontológicos se encerrou em 31 de janeiro e que uma nova licitação foi aberta em dezembro de 2016.

O presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, Tarcísio Sindeoux, conversou com a jornalista Carolina Areal para a Revita da Educação e esclareceu quais as lutas dos estudantes. Ouça a entrevista completa*:

*Entrevista veiculada nos dias 6 e 7 de maio na Revista da Educação.