29/06/16

Orquidário da UFC promove oficinas de cultivo de cactos

Foto: Divulgação

O Orquidário da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, neste sábado (02/07), as Oficinas Cultivo de Cactos e Suculentas Ornamentais. A primeira oficina vai de 8h30 às 9h30, e a segunda de 10h às 11h, ambas ministradas no próprio Orquidário, localizado na Horta Didática do Departamento de Fitotecnia, no Campus do Pici.

Aberta ao público, a programação pretende ensinar o passo a passo para criação das plantas e os cuidados necessários no dia a dia. As inscrições serão feitas no local e, para participar, é necessária a doação de um quilo de alimento não-perecível e um litro de óleo comestível.

A iniciativa integra as comemorações dos seis anos do Tejucactus, projeto de extensão coordenado pelo professor Roberto Takane, que promove o cultivo familiar de plantas ornamentais no semiárido, especificamente no município de Tejuçuoca, no norte do Ceará. O Tejucactus estimula o plantio dessas culturas para reverter o trabalho em renda, com base na exportação das mudas para outras cidades da região e mesmo fora do estado.

Foto: Antônio Carlos Alves/Diário do Nordeste

Foto: Antônio Carlos Alves/Diário do Nordeste

O professor Takane, que também é coordenador do Orquidário, explica que a ideia partiu da Prefeitura de Tejuçuoca, que queria uma alternativa para a produção no semiárido. A proposta foi o cultivo de cactos, que exigem muito menos água que a cultura de grãos, o mais difundido no interior do estado. "Ninguém acreditava, mesmo os moradores, a comunidade, ninguém acreditava [na proposta]", revela o docente.

Hoje, o projeto atende 7 famílias, que cultivam 23 espécies entre cactos e plantas ornamentais, recebendo auxílio técnico dos membros da UFC mensalmente. Durante as oficinas deste sábado, na UFC, os participantes também poderão adquirir as plantas produzidas pelo Tejucactus.

Serviço
Oficinas Cultivo de Cactos e Suculentas Ornamentais
02/07 | De 8h30 às 9h30 e de 10h às 11h, respectivamente
Orquidário - Bloco 805, Horta Didática do Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici (Av. Humberto Monte, s/n)
Mais informações: Orquidário UFC
Aberto ao público

Deixe uma resposta

*