03/04/17

Orquestra Sinfônica da UFPB se apresenta na Capital

A atração cultural se apresenta no Theatro José de Alencar em 5 de abril (Foto: Divulgação)

O Theatro José de Alencar recebe, na próxima quarta-feira (5), a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) como a primeira atração do Circuito UFC-Arte 2017. Gratuita, a apresentação tem classificação livre e ocorre no palco principal do equipamento cultural às 19h30. Graças à uma parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), firmada em 2016, algumas atividades do evento também são realizadas fora dos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba deu início no dia 31 de março a uma turnê pelo Nordeste do país. Além de Fortaleza, o grupo vai passar pelas cidades de Natal e Mossoró (RN), Teresina (PI) e São Luís (MA). No repertório estão peças de renomados compositores brasileiros e estrangeiros, como César Guerra-Peixe, Arthur Barbosa, Heitor Villa-Lobos e P.I. Tchaikovsky.

Circuito UFC-Arte

Criado em 2012, o Circuito UFC-Arte foi criado especialmente para circular a produção artística da UFC pelos campi, conta o vice-diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC, Erwin Schrader. Ele revela que o diálogo com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) tem ampliado a abrangência do projeto. "A ideia é que parte do circuito aconteça dentro da UFC e outra parte em equipamentos culturais da Secult, mas como programação da universidade", esclarece.

Erwin, que também é professor do Curso de Música da UFC, explica que receber artistas de outros estados é uma troca de experiências. Ele conta que tanto a Orquestra da UFC, como o Coral, viajam para fazer um intercâmbio cultural entre os grupos e revela que o intuito dessas viagens é desenvolver parcerias. "A gente já viajou pra fora e já trouxe outros pra cá, como em 2006 quando recebemos o Coral Infantil de novo Hamburgo e um outro franco-alemão", recorda.

Conheça um pouco do trabalho da Orquestra Sinfônica da UFPB:

Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba
Dia 5 de abril de 2017, às 19h30