05/05/23

O Mundo Incompleto de Maria em cartaz no TJA

Maria, protagonista que nomeia a trama, luta contra a Morte para poder ter escolhas sobre seu destino, antes mesmo do seu nascimento (Foto: Tim Oliveira)

Ouça "Espetáculo O Mundo Incompleto de Maria está em cartaz no TJA" no Spreaker.

Como cada decisão pode moldar o destino de uma pessoa? Com essa e outras questões, o grupo Harpia de Teatro explora dimensões e realidades paralelas em seu espetáculo de estreia, O Mundo Incompleto de Maria.

As apresentações acontecem neste mês de maio no Theatro José de Alencar. O diretor Iuri Cintra buscou no romance A Casa, da cearense Natércia Campos, adaptado para a linguagem teatral por Jadeilson Feitosa, na série de drama e suspense The O.A. e ainda no filme O Labirinto do Fauno, de Guillermo Del Toro, referências para a criação do texto. Ele dá mais detalhes sobre o espetáculo:

"Fala puramente sobre a existência humana e sobre as possibilidades de vida que nós temos nela. A narrativa vai abordar três aspectos fundamentais dessa existente que é a vida, o tempo e a morte. E são inclusive personagens dessa história. Então, ele é um espetáculo de drama com fantasia, todos esses temas e assuntos são tratados de forma também muito poética."

O elenco é composto por Bruna Richely, Gabriel Mantini, Iuri Cintra, Izabele Feijó, Klissia e Rosana Braga Reis, que sentem o gosto de estrear no palco onde se formaram. A montagem conta ainda com o figurino de Clara Uchôa, além de fotografia e divulgação de Tim Oliveira.

"Todo o Harpia de Teatro é ex-aluno do CPBT, que é o Curso de Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar. Então, todos nós nos conhecemos nesse curso e vivenciamos quase todos juntos, ao mesmo tempo, essa experiência de apresentar uma obra, um espetáculo naquele palco e sentir aquela energia. Eu acho que isso foi uma das coisas que fez a gente se apaixonar e querer produzir arte, querer continuar se apresentando. E por esse apego emocional que a gente tem com essa casa, com esse local, que é o José de Alencar, que a gente escolheu estrear esse nosso trabalho naquele palco."

A montagem será encenada nos dias 4 e 5 de maio, às 19h, no Palco Principal do TJA. Já nos dias 6 e 7, serão duas apresentações por dia: uma às 17h  e outra 19h, ambas na sala de teatro Nadir Papi Saboya, localizada nos anexos do Theatro. A retirada de ingressos pode ser feita tanto na bilheteria quanto na plataforma Sympla.
Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM

Reportagem de Síria Mapurunga