09/08/21

NUCEPEC da UFC comemora 37 anos de atuação

Para conhecer e acompanhar o trabalho do NUCEPEC, siga o núcleo no instagram, no perfil @nucepec (Foto: Divulgação)

Assembleia Constituinte de 1987, Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, aprovação e implementação das leis que criaram os Conselhos de Direitos e os Conselhos Tutelares. O NUCEPEC - Núcleo Universitário de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da UFC testemunhou e participou desses marcos da história brasileira.

A luta estadual e nacional pelos direitos dessa população é motor dos 37 anos de existência do programa de extensão. O NUCEPEC foi pioneiro do Nordeste e o segundo entre as universidades públicas do país. E através da bagagem de quase quatro décadas de atuação, é possível analisar avanços e desafios que o país ainda enfrenta na área, como faz a professora Ângela Pinheiro, integrante e uma das fundadoras do NUCEPEC:

"O que nós observamos primeiro, é que a história não é linear. O que foi conseguido com a força do movimento infância - como nós chamamos, isso não foi ainda completamente implementado. E ultimamente, inúmeras ações do governo federal tem feito retrocessos no trato público de crianças e adolescentes".

O NUCEPEC não apenas observa o cenário, mas atua articulado com movimentos e entidades locais. Um dos espaços de referência no Ceará é o Fórum Permanente de Organizações Não-Governamentais em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para o psicólogo David Araújo, um dos coordenadores do Fórum DCA, o NUCEPEC vem cumprindo um importante papel:

"Ele constrói conhecimento de maneira articulada com a realidade. Entendendo não apenas do seu papel enquanto produtor de reflexões, mas também como um núcleo que age em prol dos direitos de crianças e adolescentes. Então ele tem um papel aí para além da academia, pra construção de uma sociedade em que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade absoluta."

Ângela Pinheiro vislumbra a trajetória que o NUCEPEC ainda vai trilhar.

"Nós pretendemos por mais 37 anos (ou mais!) continuar a tudo fazer ao nosso alcance que possa contribuir para isso. Seja através dos nossos estudos, das pesquisas com crianças; seja através das nossas formações internas; e também seja através de uma forma de extensão que fazemos que pode receber o nome de ação política, por estar na cena pública, por estar presente."

Para conhecer e acompanhar o trabalho do NUCEPEC, siga o núcleo no instagram, no perfil @nucepec.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,