23/11/21

Novembro Roxo: cuidados para evitar prematuridade

Alguns cuidados que se deve ter com os bebês prematuros são: evitar manuseios pelos profissionais de saúde para diminuir os estímulos externos e incentivar a adoção do Método Canguru para aumentar o vínculo do recém nascido e sua família (Foto: Reprodução/Internet)

O mês de novembro usa a cor roxa para conscientizar sobre a prematuridade, condição de bebês que nascem com menos de 37 semanas de gestação. No Brasil, cerca de 12% dos nascimentos ocorrem prematuramente. Na Maternidade Escola Assis Chateubriand, da UFC, essa taxa é ainda maior, chegando a 23%, devido ao perfil da instituição, que é referência em gestação de alto risco. Partos prematuros podem ter diversas causas, como ausência dos cuidados de pré-natal, pre-eclâmpsia, anemia e gravidez de gêmeos. Roberta Banderia, enfermeira Neonatologista da Maternidade Escola, enfatiza que um bom acompanhamento pré-natal é a melhor forma de prevenir o nascimento de bebês prematuros.

Ouça na reportagem de Márcia Vieira:

Tags:, , ,