31/03/17

Naiana Gomes lança livro-reportagem neste sábado (1º)

O evento ocorre no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura a partir das 17h (Foto: Pedro Cela)

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe, neste sábado (1º), a jornalista Naiana Gomes para o lançamento do livro Transforme Isto Em Outra Coisa - Um percurso pelas histórias de Fernanda Meireles. O evento ocorre no auditório do equipamento cultural a partir das 17h. A solenidade é gratuita, aberta ao público e conta com convidados para uma roda de conversa, um pocket show e uma surpresa ao final.

Naiana diz que a construção do livro teve início em setembro de 2015 e que começou a escrever no segundo semestre de 2016, para que o produto estivesse pronto no final do ano. "Foi um ano e três meses", contabiliza. Ela explica que todos os cartões postais, fanzines, quadros, livros, porcelanas desenhadas, adesivos e grafites que estão presentes no livro são de autoria de Fernanda.

A artista revela que um dos zines da publicação não é somente dela. "O terceiro zine que aparece no livro foi um dos zines feitos na ocupação das [Universidades] Federais e o último é coletivo, foi feito na Psicologia", lembra.

O lançamento

O evento também recebe uma roda de conversa. Fernanda revela que a ideia foi da autora e que faz todo sentido. "Seria muito mais coerente convidar mais pessoas já que o livro não trata só de mim, trata de Fortaleza". Naiana conta que os convidados vão falar sobre as fortes relações com a cidade. "Vai ter arte, jornalismo, literatura, design, arte urbana e teatro. São pessoas diferentes e próximas que têm encontros incríveis na cidade". Participam do bate papo Deborah Meira, Demitri Túlio, Aspásia Mariana e Marquinhos Abu.

Todos o conteúdo artístico do livro são de autoria de Fernanda (Foto: Divulgação)

O conteúdo artístico do livro é de autoria de Fernanda (Foto: Divulgação)

Em seguida, todos seguem para o saguão em frente ao Planetário para o pocket show de Fernanda com o amigo Rafael Viana. Antes de ir embora, todos estão convidados para interagir com o mapa gigante da cidade desenhado pela artista, enquanto Naiana autografa os livros.

Autora e Artista

Como cresceu entre contadores de história, Naiana escreve desde cedo e sempre quis a área da comunicação. Apesar de gostar muito do audiovisual, ela conta que gosta mesmo é de escrever. "Eu tenho uma maior intimidade com a escrita, eu gosto de escrever, de jornal impresso", revela. Ao final do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), a formanda decidiu escrever um livro-reportagem como trabalho de conclusão de curso.

A jornalista conta como conheceu seu objeto de pesquisa há muitos anos. "Eu conheci a Fernanda na bienal do livro em 2006, numa oficina de fanzine". Fernanda disse que se aproximou da jornalista por encontrá-la ao longo dos anos em diversos momentos, principalmente nos ligados ao zine. "A gente tinha muitos amigos em comum", recorda.
Apesar de não ser escritora, Fernanda já participou de 3 coletâneas de contos.

Graduada em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2004, Fernanda se especializou em Arte-Educação pelo IFCE (Instituto Federal do Ceará), em 2008, e no ano de 2013 adquiriu o título de mestre em Comunicação Social na UFC. Apesar de trabalhar com mídia alternativa, educomunicação, arte e comunicação urbana, ela revela que os zines tem um lugar especial. "Talvez sejam meu primeiro canal de expressão". Ela lembra que começou a fazer fanzines logo que entrou na faculdade em 1996, no curso de história da UECE, antes de mudar para letras.

Fernanda é formada em Letras Inglês, especialista em Arte-Educação e mestre em Comunicação Social (Foto: Floriza Rios)

Fernanda é formada em Letras Inglês, especialista em Arte-Educação e mestre em Comunicação Social (Foto: Floriza Rios)

Sobre a diferença entre zine e fanzine, Fernanda explica que são apenas tipos. "Zine talvez seja a palavra mais adequada, porque existem de vários tipos". Esclarece que o fanzine é um zine feito por um fã e fala sobre um zine especial. "O cidade solar foi um zine semanal que fiz durante todo o ano de 2006". A artista lançou 52 fanzines de bolso de 16 páginas, um para cada semana do ano. "Foi um exercício de muita disciplina, mas foi muito importante porque ele era sobre o que eu percebia ao meu redor em Fortaleza, coisas que me agradavam e coisas que não me agradavam", finaliza.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Transforme Isto Em Outra Coisa - Um percurso pelas histórias de Fernanda Meireles”
Dia 1º de abril, a partir das 17h
Loca: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Valor do livro: R$ 80,00
Acesso gratuito
Programação e mais informações

Deixe uma resposta

*