11/07/16

Museu de Arte da UFC recebe exposição sobre cultura sertaneja

Foto: Jr. Panela e Viktor Braga

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) recebe, até o dia 31 de julho, a exposição fotográfica SerTão Cultural. A temática é de identificação, memória e valorização da cultura sertaneja, o trabalho, resultado de uma expedição científica de alunos da universidade ao Cariri e à comunidade de Moita Redonda, em Cascavel.
A exposição pode ser visitada de 8 às 18 horas no museu, localizado próximo ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), em frente à Reitoria da UFC.

Realizada em 2014, a expedição reuniu alunos e docentes do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Educação (Faced) e do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. A ideia do projeto era documentar costumes, práticas e vivências do cotidiano no sertão, como a tradição das benzedeiras, da culinária, dos instrumentos de trabalho e da produção artesanal; com a intenção de promover a preservação deste patrimônio cultural.

O trabalho também integra as atividades dos Laboratórios de Pesquisa em Psicologia Ambiental (Locus) e de Estudos sobre a Consciência (Lesc-Psi), além do Centro de Estudos sobre a Ludicidade e Lazer (Celula). A orientação ficou a cargo dos professores Marcos Teodorico Almeida, do curso de Educação Física, Lúcia Siebra, da Psicologia, e Vanessa Louise Batista, da Pedagogia. No decorrer da expedição, os discentes produziram mais de 100 fotografias, que foram selecionadas e compõem a exposição em cartaz.

Além da montagem fotográfica, o projeto também produziu o livro SerTão Cultural: memória, identificação e valorização da cultura sertaneja, que reuniu artigos e relatos textuais de docentes e estudantes ligados à iniciativa. A obra, lançada em junho também no MAUC, tem distribuição gratuita para instituições de ensino superior, secretarias de cultura e educação e bibliotecas públicas mediante solicitação de exemplar no site do Celula.

"O objetivo principal era identificar as raízes sertanejas nos dias atuais, dialogar com essa cultura local", explica o docente Marcos Teodorico. Durante a expedição, foram feitas entrevistas, fotos e filmagens, material que já resultou na exposição, nos livros e, adianta o professor, em breve deve embasar um documentário do mesmo tema. "Esse olhar, esse registro, é uma forma de conversar com essa cultura sertaneja", pontua.

A ideia é que após o período em exposição no MAUC, que vai até o final deste mês, a mostra siga de forma itinerante ao Cariri. De acordo com Marcos, essa seria uma resposta, um retorno aos membros da sociedade local, os verdadeiros protagonistas do projeto.

Serviço
Exposição SerTão Cultural: identificação, memória e valorização da cultura sertaneja
8h às 18h | Até 31/07
Museu de Arte da UFC (MAUC)