20/10/23

Museu de Arte da UFC lança podcast

Museu de Arte da UFC lança podcast com informações sobre os artistas e coleções que compõem o acervo do MAUC (Foto: Shutterstock)

Ouça "Museu de Arte da UFC lança podcast" no Spreaker.

Já estão no ar no Spotify os primeiros episódios do NEMAUCAST, podcast do Museu de Arte da UFC. A produção e apresentação são feitas pelos bolsistas do PIBI, Programa Institucional de Bolsas de Inovação: Camily Aguiar, Israel Carneiro e Madu Tavares. Isadora Mangualde, pedagoga do Núcleo Educativo do MAUC, explica que a ideia é levar histórias e curiosidades sobre os artistas e coleções que compõem o Museu, tanto a pessoas com deficiência visual, mas também para quem não pode ir presencialmente ao equipamento.

"Partindo do âmbito do Núcleo Educativo, que tem um viés muito forte de protagonismo estudantil, a gente abraçou essa ideia dos bolsistas e está fazendo acontecer junto com eles, e é feito realmente por eles, tanto os entrevistadores são os bolsistas quanto inicialmente os entrevistados também são bolsistas. O Núcleo Educativo desenvolve sempre estudos e pesquisas em grupo, individuais, sobre os artistas, sobre as obras, sobre as coleções do MAUC."

O primeiro episódio foi sobre Aldemir Martins e o segundo sobre Chico da Silva. Toda semana terá um episódio novo. Isadora Mangualde dá mais detalhes sobre as produções.

"Então, a nossa ideia inicial é trazer como tema os principais artistas, principais no sentido de artistas com maior acervo no MAUC, que são Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Chico da Silva, Descarte Gadelha e Raimundo Cela, e também a coleção da sala de cultura popular que também é uma das maiores do MAUC, que abrange esculturas de madeira cerâmicas, entre outras."

No futuro, no NEMAUCAST, também haverá episódios sobre exposições temporárias como o NossArte, mostra com trabalhos de servidores artistas da UFC, e ainda o Salão Universitário, que conta com as obras de estudantes artistas da universidade.

Reportagem de Síria Mapurunga

Tags:, ,