23/09/21

Movimentos realizam live para debater mudanças climáticas

A live “Verde e Azul - os efeitos das mudanças climáticas na Amazônia e no Oceano” será transmitida pelo Instagram nos perfis @fffceara e @cenoclima (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (23), logo mais, às 19h, os movimentos Ceará no Clima e Jovens pelo Clima Ceará realizam a live Verde e Azul - Os efeitos das Mudanças Climáticas na Amazônia e no Oceano. Quem comenta sobre a iniciativa é Sarah Lima. Ela é bióloga, mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, e integra os dois movimentos:

"O que nos motivou a realizar a live foi a vontade de fazer uma atividade preparatória para a Greve Global pelo Clima, que tem a previsão de mobilizar milhares de pessoas em todo o mundo, no dia 24 de setembro, sexta-feira agora. E também de criar um espaço para divulgar cientificamente os impactos das mudanças climáticas sobre a Amazônia e os Oceanos, bem como a importância deles no combate à crise climática".

As convidadas para a live são as cientistas Luciana Gatti e Adriana Lippi. Luciana Gatti é doutora em química e pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ela liderou recente estudo publicado na revista Nature revelando que a floresta Amazônica está emitindo mais gás carbônico do que a sua capacidade de absorção. Já Adriana Lippi é oceanógrafa pela Universidade de São Paulo e divulgadora científica.

A integrante dos movimentos pelo clima no Ceará reforça a expectativa de maior envolvimento social em relação ao tema. Numa breve síntese sobre o que já está acontecendo na Amazônia e nos oceanos, Sarah Lima demonstra que não há fronteiras para os impactos das mudanças climáticas:

"A Amazônia abriga uma diversidade gigante de vidas. São milhares de espécies da fauna e da flora, além de mais de 150 povos indígenas que vivem na floresta. E toda essa diversidade vem sendo destruída por meio do desmatamento e das queimadas, que além de dizimarem a vida, emitem quantidades enormes de gás de efeito estufa, contribuindo com a crise climática. Já os Oceanos, que são mais próximos de quem mora no Ceará, também não estão bem. A temperatura das águas está aumentando, modificando toda a dinâmica ecológica da vida marinha, e causando branqueamento de corais, bem como a morte de espécies que são mais sensíveis às mudanças climáticas. Então, como a gente pode ver, é um tema que deve ser de interesse de todo mundo porque vai impactar a vida de todos nós. E é uma pauta urgente que não pode ser mais ignorada".

A live Verde e Azul - os efeitos das mudanças climáticas na Amazônia e no Oceano será transmitida pelo Instagram nos perfis @fffceara e @cenoclima.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,