25/02/16

Mostra Eddie Saeta – Cinema Feito com Coração começa hoje (25)

A Temporada de Arte Cearense apresenta Mostra Eddie Saeta - Cinema Feito com Coração que acontece no Cinema do Dragão do Mar – Fundação Joaquim Nabuco dos dias 25 de fevereiro a 02 de março de 2016. O evento é gratuito. Eddie Saeta é a maior produtora de cinema autoral da Espanha, criada há 25 anos por Luis Miñarro, produtor espanhol. As obras cinematográficas desta produtora são o mote da Mostra. O público ainda tem o privilégio de ter os filmes apresentadas pelo próprio criador de Eddie Saeta, Luis Minãrro. Convidado especial do evento, Minãrro participará também de uma masterclass para compartilhar a sua experiência de co-produção internacional e sobre a sua maneira de ver o cinema.

O trabalho criativo da produtora Eddie Saeta tornou os primeiros filmes consagrados de diretores como Isabel Coixet, Marc Recha, Albert Serra, José Luis Guerín, Daniel V. Villamediana, Javier Rebollo e José María Orbe. Considerada pelo seu olhar sensível no cinema contemporâneo, a produtora conquistou a excelência de uma qualidade artistica reconhecida mundialmente.

Programação

Hoje - 25 de Fevereiro
19h - O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira (Portugal, 2013, 97 min, 18 anos)

Na Portugal da década de 1950, o fotógrafo Isaac (Ricardo Trêpa) vai à região do Douro para documentar antigos métodos de trabalho nas vinhas. Hospedado numa pequena pensão, ele é acordado subitamente à noite para fotografar o corpo de Angélica (Pilar López de Ayala), uma linda moça que acabara de falecer.

Sexta-feira - 26 de Fevereiro
19h - Finisterrae, de Sergio Caballero (Espanha, 2010, 80 min, 14 anos)

Narra a história de dois fantasmas que, fartos de transitar no território das penumbras, decidem realizar o Caminho de Santiago até o fim do mundo (Fisterra) para começar uma etapa terrena efêmera no mundo dos vivos. Um percurso introspectivo por territórios inóspitos, onde encontrarão seres estranhos, animais selvagens e personagens surrealistas.

Sábado - 27 de Fevereiro - Sessão Dupla

17h20 - O Morto e Ser Feliz, de Javier Rebollo (Espanha/Argentina/França, 2012, 92 min, 16 anos)

Quando um assassino é levado para um hospital em Buenos Aires e descobre que está para morrer, foge em direção ao norte atravessando a fronteira do país. A narrativa se desenvolve como uma história moderna de cavaleiro com peregrinações e escudeiros. O assassino corre contra o tempo tentando avançar o máximo possível.

19h30 -Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerashetakul (Tailândia/Inglaterra, 2010, 113 min, 18 anos)

Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolveu passar seus últimos dias recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.

Domingo - 28 de Fevereiro - Sessão Dupla
17h20 -Stella Cadente, de LLuis Miñarro (Espanha, 2014, 105 min, 16 anos)

Novembro de 1870. As Cortes Espanholas elegem Amadeo de Saboya, duque de Aosta, como rei da Espanha. Janeiro de 1871. Amadeo de Saboya chega em Madri. General Prim, seu defensor, é assassinado. O reinado de Amadeo será breve: apenas três anos. Sua passagem pela História, obscura e desconhecida. Um filme sobre a futilidade do poder, que se passa entre o final do Romantismo e o início da Modernidade, período de convulsão na Europa - especialmente na Espanha - com ressonâncias na atualidade.

19h30 -O Segredo das Águas, de Naomi Kawase (Japão, 2015, 121 min, 16 anos)

A história acontece na ilha japonesa de Amami Oshima. Uma noite, Kaito (Nijirô Murakami) descobre um cadáver flutuando no mar. Sua namorada Kyoko (Jun Yoshinaga) vai tentar ajudá-lo a entender essa misteriosa descoberta. Juntos, os jovens, de apenas 16 anos, vão tentar entender a natureza cíclica da vida, amor e morte.

Segunda-feira - 29 de Fevereiro
19h - A Selva Interior, de Juan Barrero (Espanha, 2013, 75 min, 16 anos)

Antes de sair em uma expedição científica pelo Pacífico, Juan leva a sua noiva, Gaia, para o interior onde passou a infância. Durante a visita, o casal fala sobre o futuro e as diferenças começam a surgir. Cinco meses depois quando Juan volta para casa descobre que sua vida mudará para sempre.

Terça-feira - 1 de Março
19h -Girimunho, de Helvécio Martins e Clarissa Campolina (Brasil, 2011, 90 min, 10 anos)

Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.

Quarta-feira - 2 de Março
19h -Honra dos Cavaleiros, de Albert Serra (Espanha, 2006, 110 min, 14 anos)

Esqueça o Dom Quixote que você conhece. Albert Serra reinventa, em Honra dos Cavaleiros, a história clássica de Miguel de Cervantes sobre o delirante e inocente cavaleiro de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança. O filme segue a caminhada de Quixote e Sancho pelos campos espanhóis, mostrando então a amizade e o humor que surge nessa longa jornada pessoal. Melancolia e humor coexistem nessa versão poética de road movie e com performances de incríveis atores amadores.

Serviço
Mostra Eddie Saeta - Cinema Feito com Coração
25 de Fevereiro a 3 de Março de 2016
Cinema do Dragão do Mar - Fundação Joaquim Nabuco (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
Gratuito

Deixe uma resposta

*