04/04/17

MAUC é tema de tese apresentada nesta quarta (5)

(Foto: Reprodução/Internet)

Nesta quarta-feira (5), uma tese abordando o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) será apresentada ao público no auditório do museu, a partir das 13h30. A tese, produzida pela pesquisadora Carolina Ruoso, foi defendida na França, em 26 de novembro de 2016, no Instituto Nacional de História da Arte.

Carolina Ruoso foi estudante do curso de História da UFC e, durante sua graduação, participou de três exposições do MAUC, que ela descreve como "exposições de curadoria coletiva". O vínculo construído com o museu e com as pessoas com quem conviveu neste período foram alguns dos pontos que estimularam a historiadora a abordar o espaço em sua tese de doutorado. Carolina também conta que, durante sua estadia no Recife, foi motivada pela curadora Cristiana Tejo a "pensar a escrita da história da arte a partir do Nordeste, fora do eixo Rio-São Paulo". A historiadora explica que se sentiu mobilizada a pensar neste diálogo entre centros e periferias e o lugar do MAUC no mundo das artes.

A pesquisa de Carolina traz a proposta de mostrar os processos coletivos que se desenvolveram na formação do MAUC. "É um museu construído a partir de negociações de propostas diferentes, é um processo coletivo", ela relata. Além disso, ela também expõe na tese os atores envolvidos na construção do museu, destacando a pluralidade que abrange a história do local.

Em uma das entrevistas feitas na produção de sua tese, a historiadora escutou a expressão "casa de marimbondos" de um interlocutor descrevendo o MAUC. Intrigada, Carolina se dispôs a investigar quais fatores levaram ao apagamento do museu, a partir de uma análise dos bastidores do espaço e de uma perspectiva de fora para dentro. "Essa casa de marimbondos foi mostrando que é um lugar múltiplo, plural, criativo e que vence as adversidades políticas, financeiras e a invisibilidade", ela afirma.

Apresentação pública de tese sobre o MAUC
Dia 5 de abril às 13h30
Local: Auditório do Museu de Arte da UFC - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus do Benfica, Avenida da Universidade
Aberto ao público