22/03/16

Livro sobre projeto Um Computador Por Aluno será lançado hoje (22) na ADUFC

Foto: Reprodução/Internet

O livro Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública, organizado pelos professores José Aires de Castro Filho, Maria Auricélia da Silva e Dennys Leite Maiaé lançado hoje (22), no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), em um evento aberto ao público, às 19 horas.

A obra é o compilado de uma série de ações desenvolvidas no Ceará, Minas Gerais e Sergipe, frutos de um esforço conjunto que mobilizou pesquisadores vinculados à várias instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA). A pesquisa também envolveu colaboradores de outras Universidades e de diversas secretarias estaduais e municipais das localidades em questão.

O livro, com 10 capítulos de autores diferentes, traz relatos dos estudos e das atividades gestadas no projeto Um Computador por Aluno (UCA), iniciado em 2010. O programa foi implantado com objetivo de intensificar e analisar a inserção de tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis para os estudantes da rede pública de ensino. A ideia era estimular o uso pedagógico da informática nos processos de aprendizagem de turmas do ensino fundamental e médio. Os pesquisadores esperam que, com os estudos, as ações e o projeto continuem a fomentar o uso da informática como ferramenta educativa no país.

Serviço
Lançamento do livro Lições do Projeto Um Computador Por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública
22/03 - 19 horas
Espaço Cultural da ADUFC (Av. da Universidade, 2346 - Benfica)