03/04/17

Liga Experimental de Comunicação comemora 10 anos

Liga celebra 10 anos com evento esta semana (Foto: Divulgação)

A Liga Experimental de Comunicação, projeto de extensão do curso de Comunicação Social da UFC, completa 10 anos de atuação em 2017. Para o aniversário, a agência de comunicação preparou uma série de atividades para os dias 3, 4 e 6 de abril, com diversos painéis que deverão discutir o papel da comunicação em diferentes âmbitos sociais. O evento ocorrerá nos auditórios da Pós-graduação da História e Rachel de Queiroz da UFC, a partir das 18h.

A programação do evento contará com dois painéis, nos dias 3 e 4, e uma mesa de debate no dia 6. Os painéis trarão como foco algumas das atividades desenvolvidas pela agência em parceria com instituições do terceiro setor, como o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Já a mesa de debate traz o tema “A convergência entre as esferas da comunicação: efeitos do processo e do futuro da informação”.

Wellber Teixeira, atual bolsista da Liga, explica que o objetivo desta programação é pensar o passado e o futuro do projeto de extensão. “Pensamos o evento como uma forma de registrar a história da Liga, porque nunca existiu um histórico do que a Liga fez em cada ano”, ele explica. Ex-membros e coordenadores foram entrevistados de forma que os antigos projetos da agência pudessem ser redescobertos e postos em pauta no evento.

O projeto

Em 2007, alunos do curso de Comunicação Social sentiram a necessidade de experimentar a comunicação como forma de extensão da universidade e em algum espaço com caráter de agência júnior. A partir disso, a Liga Experimental nasceu dentro de um projeto de laboratório da professora Glícia Maria Pontes Bezerra e se tornou o primeiro projeto de extensão do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC).

De natureza transdisciplinar, abrangendo alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a Liga tem o propósito de realizar trabalhos para organizações não governamentais, movimentos sociais e demais projetos da UFC. Em vez de trabalhar com clientes, a agência faz parcerias com instituições e funciona em um sistema de troca.

Wellber Teixeira, aluno do 3º semestre de Jornalismo, faz parte do projeto há um ano e descreve sua experiência como gratificante e engrandecedora. “Eu pude ir para a prática antes mesmo de ver a teoria em sala de aula”, ele relata. Wellber também cita a ausência de um processo seletivo específico como uma das grandes vantagens do projeto, visto que alunos do primeiro semestre já são capazes de entrar na agência.

10 anos da Liga Experimental de Comunicação
Dias 3, 4 e 6 de abril às 18h
Local: Auditório da Pós-graduação da História nos dias 3 e 4 e Auditório Rachel de Queiroz no dia 6, Universidade Federal do Ceará – Campus do Benfica, Avenida da Universidade
Aberto ao público