30/11/20

Leitura na pandemia: projeto Bolsa Livro Família

Além de incentivar o hábito da leitura, a Papopo de Ideias busca auxiliar famílias em estado de vulnerabilidade social na comunidade do Pan-Americano e bairros vizinhos (Foto: Arquivo Pessoal)

Por conta da pandemia de Covid-19 e as medidas de distanciamento social, a biblioteca comunitária Papoco de Ideias teve que fechar suas portas. Sem receber as constantes visitas, a instituição decidiu se adaptar à nova realidade e criou o projeto Bolsa Livro Família, que leva o incentivo a leitura diretamente para a casa dos jovens do bairro Pan-Americano.

O Bolsa Livro Família foi criado com auxílio de fundos doados pelo Sindicato dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. O kit é formado por livros do gênero infantil e infantojuvenil, e itens de higiene pessoal. Argentina Castro é uma das idealizadoras da biblioteca comunitária. Ela conta que o processo de confeccionar as bolsas foi artesanal:  

"E essa entrega é feita uma vez por mês. Eles vão lá em casa com a bolsa, pegam os livros. A gente repõe o álcool na garrafinha, coloca sabonete, máscara e eles levam. O objetivo desse projeto é que eles criem mini bibliotecas em casa. Não é porque a gente tá numa pandemia, não é porque a Papoco de Ideias não está fazendo suas atividades que eles vão ficar distante dos livros". 

Argentina Castro revela ainda que o projeto vai progredir. Contemplada com uma contribuição da Associação de Bibliotecários do Ceará, a Papoco de Ideias pretende enviar caixotes literários para os jovens que frequentam a biblioteca.

Esses caixotes vão pintados, personalizados com o nome das crianças, com frases motivacionais para instigar a leitura e vão ser entregues para as crianças junto com livros. Então elas vão ter dentro de casa um caixote pra elas armazenam os livros pra trabalhar essa relação de afeto e cuidado”

Nascida e criada no bairro Pan-Americano, Argentina Castro se inquietou ao ver os altos índices de violência e a escassez de incentivos culturais na comunidade. Na biblioteca, costumava realizar oficinas, mediação de leitura e contação de histórias. Com a pandemia, a idealizadora da Papoco de Ideias declara que manter o hábito de leitura nas crianças é uma ferramenta de saúde mental.

"Há toda uma energia, uma situação de medo também das notícias difíceis. Então as histórias que a gente vai encontrando dentro dos livros vão favorecendo com que a nossa mente, até o nosso corpo, entre numa outra dimensão, numa coisa mais lúdica, mais fantasiosa que nos tira um pouco de uma realidade tão difícil. Não só pela pandemia, mas também por questões de ordem sociais. Haja visto que a gente mora num lugar que tem uma história grande de violência". 

Além do projeto Bolsa Livro Família, ao longo do ano a Papoco de Ideias realiza entregas de cestas básicas, brinquedos e materiais de higiene pessoal e limpeza doméstica. A instituição busca auxiliar famílias em estado de vulnerabilidade social da comunidade do Pan-Americano e bairros vizinhos.  

Para mais informações sobre o projeto e quem pode participar, você pode entrar em contato com a instituição pelo perfil no Instagram @papocodeideias.

Reportagem de Lara Vieira com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira.

Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

*