27/03/17

IX Festival UFC de Cultura começa nesta terça-feira (28)

A banda Registro Geral VI vai se apresentar nesta quarta-feira (29) no Anfiteatro do ICA, a partir das 20h (Foto: Tamara Lopes)

Com quatro dias de programação, a nona edição do Festival UFC de Cultura vem debater a vivência artística e cultural nos grandes centros urbanos. Começando nesta terça-feira (28) com mesas redondas, a partir das 9h, no auditório da Reitoria, a programação se estende até a sexta feita (31) e termina com apresentação do bloco carnavalesco Unidos da Cachorra, às 22h, no Anfiteatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA). Com o tema “Cultura da cidade | Cidade da cultura”, o evento acontece em paralelo com os Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará e à III Mostra ICA, que compartilham a produção científica, extensionista e cultural da UFC.

O  ICA recebe a maior parte da programação. Gratuitos e abertos ao público, os três eventos acontecem no Campus do Pici e promovem atividades nos três turnos. A primeira atividade da programação, no entanto, será realizada, excepcionalmente, no auditório da Reitoria, nesta terça-feira (28). Com o mesmo tema do Festival deste ano, o seminário acadêmico Cultura da Cidade | Cidade da Cultura traz, a partir das 9h, a mesa-redonda “Cidade da cultura: reinvenção e sustentabilidade do patrimônio artístico-cultural material e imaterial urbano”.

Romeu Duarte, convidado para a mesa e professor de Arquitetura e Urbanismo da UFC, acredita que a reinvenção e sustentabilidade do patrimônio artístico-cultural pode ser possível. "A gente vai falar sobre como esse acervo interage com a dinâmica da cidade numa perspectiva de geração de negócios, emprego e renda", comentou. O professor José Borzacchiello (Geografia/UFC) também participa da mesa com a mediadora Profa Georgia Cruz (Sistemas e Mídias Digitais/UFC). A partir das 14h, começa a mesa “Cultura da cidade: movimentos artístico-culturais como forma de resistência e ressignificação urbana”, também no auditório da Reitoria.

Exatamente como as mesas redondas pretendem, o tema do Festival deste ano quer discutir as maneiras diferentes de habitar e transformar os grandes centros urbanos e vivenciar as culturas local e global. A programação completa está disponível no site www.festivalufcdecultura.ufc.br, na conta @FestivalUFC do Twitter e na fanpage do evento no Facebook

Abertura

Na quarta-feira (29), acontece a abertura oficial dos três eventos. A partir das 9h, o auditório do Centro de Ciências (bloco 902) recebe Lúcia Santaella, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisadora nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), autora de 44 livros e quatro vezes vencedora do Prêmio Jabuti. Santaella vai falar sobre o tema transversal que une os eventos, abordando a arte, a cultura e a ciência como formas codependentes de pensar e criar na conferência “Arte, ciência e tecnologia: novos paradigmas de convivência e desenvolvimento”.

Espaços

Este ano, diversos espaços foram criados para receber a extensa programação que o evento traz. Além do Anfiteatro do ICA, que vai receber os shows após as 19h, o palco Espaço Mix, localizado entre o ICA e o Centro de Convivência da UFC, vai receber as atrações musicais diurnas. As oficinas são todas gratuitas e abertas ao público, sendo necessária apenas um cadastro prévio, mas inscrições no local também serão aceitas.

Espetáculos de dança, performances, instalações, intervenções teatrais, apresentações cênico-musicais e de poesia fazem parte das atividades teatrais dos eventos. Já a Mostra Audiovisual de 2017 faz homenagem ao cineasta cearense Karim Aïnouz. A maior novidade dos espaços deste ano, são os food trucks parceiros que vão formar uma feira gastronômica para os visitantes. Também serão expostos no local estandes para comercialização de trabalhos artísticos e artesanais

IX Festival UFC de Cultura
28 a 31 de março de 2017, a partir das 9h