21/08/18

Exposição Arte sob o microscópio com inscrições abertas

Imagem obtida por microscopia eletrônica de varredura da liberação de esporos de Rhizopus sp, o bolor preto do pão, ampliada 2 mil vezes (Foto: Vandbergue Santos Pereira; Ana Raquel Colares de Andrade e Rossana de Aguiar Cordeiro)

Você já imaginou a união da fotografia com a ciência? Essa é a proposta da exposição Arte sob o microscópio. A arte que eu vejo na ciência que eu faço. O objetivo da exposição é apresentar imagens artísticas obtidas por diferentes técnicas de microscopia. O concurso é dividido em três categorias: Microscopia Óptica, Microscopia Óptica Confocal e Microscopia Eletrônica.

As inscrições são gratuitas e podem participar alunos e profissionais de qualquer instituição de ensino e pesquisa do País. Virgínia Girão é professora do Departamento de Morfologia da UFC e a idealizadora da exposição. Ela explica como surgiu a ideia da mostra:

"Esse evento surge, na verdade, como uma grande inspiração que me surgiu ao ter a oportunidade de trabalhar com microscopia e observar que as imagens tinham uma beleza tão única que não poderiam ficar restritas só aos meus olhos ou aos olhos de quem trabalha com microscopia. Essas imagens às vezes ficam ali restritas a um laudo de diagnóstico ou a um resultado de projeto de pesquisa. Por que não trazer essas imagens ao público em geral? Por que não mostrar o que essas imagens têm de tão belo?"

A Exposição de Arte sob o Microscópio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada e da Seara da Ciência, com apoio da Central Analítica da UFC, do Escritório-Modelo de Design, do Museu de Arte, da Biblioteca de Ciências da Saúde e da Imprensa Universitária da UFC.

A comissão julgadora é formada por profissionais da área de morfologia, design, patologia, fotografia e microscopia. São considerados critérios de avaliação: a originalidade, o impacto visual e a qualidade técnica.

As imagens selecionadas para a exposição devem compor uma coletânea. Já as imagens de maior destaque em cada categoria, vão integrar um calendário para o ano de 2019. A professora Virgínia Girão reforça o convite para a participação de todos na exposição:

"Não podemos perder de vista essa possibilidade de todos os estudantes da graduação, da pós-graduação, iniciação científica, e profissionais que trabalham com a microscopia, ou utilizam o microscópio como ferramenta de trabalho, de enviar a sua imagem, aquela que lhe chamou atenção, que é bonita, que pode ter um cunho artístico e se inscrever no evento e também vir visitar a exposição."

As inscrições para a exposição estão abertas até o dia 31 de agosto, via formulário online e os participantes têm direito ao certificado. Em sua segunda edição, a Mostra Arte sob o microscópio vai integrar os Encontros Universitários 2018 entre os dias 24 e 26 de outubro. A exibição deve ser realizada no Centro de Convivência da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici em Fortaleza.

Matéria feita por Karoline Sousa com orientação de Carolina Areal

Tags:, , , ,