25/04/16

Grupo VIESES realiza I Ciclo de Debates sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação

Foto: Divulgação

O Grupo de Pesquisa e Intervenção sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza, amanhã (26), o I Ciclo de Debates sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação. O evento, cuja temática é o extermínio de jovens nas periferias de Fortaleza, acontece a partir das 18 horas, no Auditório Rachel de Queiroz, Centro de Humanidades II.

Para a discussão, o VIESES recebe o professor da UFC e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), Luiz Fábio Paiva; o policial militar, doutorando em Educação, porta-voz da LEAP-Brasil (Law Enforcement Against Prohibition) e membro do Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política, Anderson Duarte. Já João Paulo Pereira Barros, professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, foi convidado para mediar o debate.

Além do debate, na ocasião será exibido o documentário ONZE, uma produção realizada em parceria entre o coletivo Nigéria; o coletivo Zóio, formado por jovens de periferia; e moradores da própria região. O filme trata da chacina no Curió, localizado na Grande Messejana, Fortaleza. O caso gerou repercussão por envolver membros da Polícia Militar e se tratar da maior chacina da história da cidade, com 11 mortos em uma única noite.

A iniciativa integra os trabalhos do VIESES, projeto ligado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC que pretende funcionar como dispositivo transdisciplinar de estudo e problematização. O grupo segue a linha de pesquisa "Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais", explorando temas como expressões de violência infantojuvenis, processos de exclusão social, políticas públicas e direitos humanos.

O evento tem entrada franca, com inscrições presenciais feitas na hora.

I Ciclo de Debates sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação
26/04 | 18h
Auditório Rachel de Queiroz - Centro de Humanidades II (Campus do Benfica - Av. da Universidade, 2853)
Informações: I Ciclo de Debates sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação