09/07/18

Francisco Ivo apresenta exposição Figuração Cearense

A exposição Figuração Cearense traz 32 quadros que retratam a cidade de Fortaleza e o povo cearense (Foto: Igor Vieira/RUFM)

O artista e geólogo cearense Francisco Ivo abre, nos dias 10 e 11, no Ideal Clube, a exposição Figuração Cearense. São 32 quadros que retratam a cidade de Fortaleza e o povo cearense, em temas como a caatinga, o caju e a arquitetura da Capital.  A visitação é gratuita e acontecerá das 9h às 18h.

Francisco Ivo já desenvolvia um trabalho artístico sobre o Rio São Francisco e, depois de conhecer o Museu do Caju, começou a fazer obras sobre a temática.  “A partir daí veio a ideia de ampliar isso para Fortaleza: fiz um trabalho sobre o Theatro José de Alencar, Catedral Metropolitana, Farol do Mucuripe. Esses prédios antigos somados à vegetação, caatinga e toda essa região, um pouco de fauna e flora e do povo Ceará visitando as obras de José Reis Carvalho, um artista que esteve no Ceará entre 1859 e 1861, dentro da Comissão Científica de Exploração do Império”, completa.

Para ele, o Ceará é um estado muito promissor no campo das artes plásticas. “O Ceará é um lugar muito fértil e a arte aqui sempre foi muito forte, ela tem que continuar sendo amparada, com cada vez mais espaços. Isso precisa existir para mostrarmos ao Brasil que os artistas que nós temos que são de excelente qualidade”, afirma.

Influências

Segundo Francisco Ivo, suas obras dialogam com impressionismo, pós-impressionismo, cubismo e expressionismo e ele utiliza uma paleta de cores quentes e vívidas em suas telas. “Muito criança, eu estudei no colégio Capistrano de Abreu e morava na Gentilândia. Na passagem da escola para casa eu sempre parava no Museu da UFC e conheci, com dez anos, os trabalhos de Raimundo Cela e de Antônio Bandeira, e ficava muito feliz quando podia entrar e ver esses trabalhos. Depois, em viagens tive contato com museus internacionais e obras de outros grandes  mestres”, diz.

É a segunda vez que o artista, que mora no Rio de Janeiro, expõe em Fortaleza. A primeira foi a exposição “Rio dos Mares de Morros”, no Espaço Cultural dos Correios, com 22 telas que homenageavam as paisagens cariocas.

Francisco Ivo nasceu em Fortaleza em 1957. Geólogo graduado pela Unifor passou a residir no Rio de Janeiro em 1988. É mestre em Geologia e Geofísica Marinha pelo Lagemar (UFF).

SERVIÇO

Exposição Figuração Cearense
Horário: 10 e 11 de julho, das 9h às 18h
Local: Ideal Clube (Espaço Piano Bar)
Entrada Gratuita

Ouça a entrevista completa com Francisco Ivo, realizada pelo jornalista Fernando Jocelito:

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*