25/09/23

Francisco, el Hombre: Brasil e México se encontram em Fortaleza

Banda Francisco, el Hombre aterrissou na capital cearense com uma turnê comemorativa de dez anos de carreira (Foto: Reprodução/Instagram)
Sofia Leite
Especial para a Rádio Universitária FM 107,9

A banda Francisco, el Hombre realizou seis shows em Fortaleza, entre os dias 15 e 23 de setembro. As apresentações aconteceram na Caixa Cultural e fizeram parte da turnê comemorativa de dez anos de estrada do grupo.

O grupo, criado por dois irmãos mexicanos, é formado por cinco integrantes: Juliana, Mateo, Sebastian, Helena e Andrei. Nessa turnê, ainda estão sendo acompanhados pelo percussionista paraibano Macaxeira. A energia dos seis em palco se complementa. Apesar do show dançante do início ao fim, o cansaço não parece afetar a banda.

Francisco, el Hombre mistura músicos mexicanos e brasileiros (Foto: Fabien Espinasse)

Francisco, el Hombre reúne músicos mexicanos e brasileiros (Foto: Fabien Espinasse/Divulgação)

Misturando português e espanhol, clássicos da carreira de Francisco, el Hombre foram interpretados de maneira calorosa, como “Arrasta” e “Batida do Amor”. Além delas, não poderia faltar “Triste, Louca ou Má”. Essa música foi indicada ao Grammy Latino de melhor canção em língua portuguesa em 2017, e acabou gerando um momento introspectivo e de maior emoção na apresentação do dia 22, à qual a Universitária FM compareceu.

O setlist foi baseado no álbum 10 Años, lançado no final de junho. O disco conta com regravações dos maiores sucessos do grupo. Uma canção muito famosa de Francisco, el Hombre, no entanto, ficou de fora do repertório. A música “Bolso Nada”, de 2017, apesar de ter mais de um milhão de visualizações no YouTube, não faz parte dessa turnê. “A gente não tem tocado essa (música) nos shows, porque decidimos dar uma enterrada nesse assunto. A gente agora vive uma nova etapa política”, nos contou Helena Papini, baixista da banda.

Agora que a turnê de dez anos está chegando ao fim, novos trabalhos estão em planejamento. “Eu não estou autorizada a dar muitos spoilers, mas acho que todo mundo pode adivinhar, sem que eu tenha dito nada, que a gente vai ter coisas novas vindo por aí. A gente está com dois lançamentos fresquinhos, que estão muito legais, e quero saber o que a galera está achando”, disse a baixista.

Com a casa lotada nas seis apresentações, o grupo tocou seus maiores sucessos (Foto: Reprodução/Instagram)

Recentemente, a banda lançou as músicas “Bailando en Sampa” e “Cuando Ya No Quede Nada”. A primeira é uma parceria com Calequi y Las Panteras, grupo liderado por Calequi, artista argentino que participa da banda do uruguaio Jorge Drexler. Já “Cuando Ya No Quede Nada”, foi gravada com a banda espanhola Eskorzo.

Essas colaborações com músicos de países de língua espanhola não são nada incomuns para um grupo que tem Manu Chao como uma de suas referências. A grande celebração das sonoridades ibero-americanas na maratona de shows de Francisco, el Hombre também marcou a retomada dos espetáculos na Caixa Cultural. Com o Programa de Ocupação 2023-2024, o centro cultural encerra o período de quatro anos sem receber artistas em seus palcos.

Tags:, ,