11/12/15

Exposição que marca os 50 anos da Casa de José de Alencar abre neste domingo (13)

Imagens da antiga casa grande do Sítio Alagadiço Novo estão na exposição / Divulgação

Neste domingo (13), às 10h, será aberta a exposição "Casa de José de Alencar: há 50 anos patrimônio brasileiro", que celebra o cinquentenário do tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) da casa na qual nasceu e viveu a primeira infância o romancista cearense José de Alencar.

A adminstração da casa foi transferida para a Universidade Federal do Ceará em 1964, com o propósito de funcionar como equipamento de extensão acadêmica e incentivo à produção literária. A exposição, de caráter permanente, reúne cerca de 50 peças, entre imagens e raridades arquelógicas encontradas nas ruínas do engenho que foi outrora propriedade do pai do escritor cearense, o Senador José Martiniano de Alencar.

Entre as fotos expostas, imagens antigas e mais recentes que contam um pouco da história do prédio, desde o início do século XX até as atividades promovidas na Casa já no século XXI. A exposição integra a programação de comemoração dos 60 anos da UFC e tem curadoria e organização da própria administração da Casa de José de Alencar, com apoio do Memorial da UFC.

Serviço
Abertura da exposição "Casa de José de Alencar: há 50 anos patrimônio brasileiro"
11 de dezembro, às 10h
Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055)