27/09/21

Entenda a importância da vacinação contra a meningite

As vacinas contra a meningite são conhecidas da população: a BCG, a Pentavalente, a Pneumocócica 10 valente e a Meningocócica C (Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasil)

A meningite é uma doença endêmica no Brasil. Significa que ela está presente de forma contínua no país e há casos registrados ao longo de todo o ano. A doença é causada por tipos diferentes de agentes infecciosos, bactérias ou vírus. Estes agentes provocam inflamação das meninges, membranas que envolvem nosso cérebro e medula espinhal.

Os sintomas variam a depender do tipo de meningite e também da faixa etária da pessoa que desenvolveu a doença. Os mais comuns são febre, fortes dores de cabeça, vômito e rigidez na nuca.

Ricristhi Gonçalves, que é coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará, comenta sobre os casos de meningite no Estado e orienta sobre a principal forma de prevenção:

"Aqui no Ceará nós estamos com um número de casos dentro do esperado. Mas é importante salientar que a meningite precisa ser evitada. E uma das principais formas de evitar é através das vacinas. As vacinas estão disponíveis no SUS, tanto para crianças quanto para adolescentes e adultos. Nós temos vacinas para vários tipos de meningite. E é importante vacinar".

As vacinas contra a meningite são conhecidas da população: a BCG, a Pentavalente, a Pneumocócica 10 valente e a Meningocócica C. Há muitos anos o Plano Nacional de Imunização tem êxito na meta de cobertura das vacinas contra a doença. No entanto, os dois últimos anos têm demonstrado uma queda preocupante em todo o país, inclusive no Ceará, como afirma a coordenadora de vigilância em saúde Ricristhi Gonçalves:

"Infelizmente, nesse período da pandemia nós tivemos uma redução nas coberturas vacinais das vacinas que são destinadas ao controle da meningite. Pra vocês terem uma ideia, a gente tinha coberturas vacinais até 2019 em torno de 97,3%. E isso caiu em 2020 e 2021. O Ministério da Saúde recomenda que a cobertura seja de no mínimo 95%. Então a gente pede que as pessoas tenham cuidado. Existem outras formas de cuidado, mas a vacina é uma das principais formas de se manter o cuidado contra a meningite".

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, de janeiro até o início de setembro, todas as vacinas contra a meningite estão com menos de 50% de cobertura.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*