09/12/20

Dragão do Mar oferta cursos e workshops gratuitos

A artista circense Julia Henning apresenta o minicurso "Desenhando Poéticas Circenses no Plural" (Foto: João Saenger)

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está ofertando neste mês de dezembro uma série de minicursos e workshops online e gratuitos, no programa Conecta SET. Os temas dos cursos são voltados para as artes cênicas. A iniciativa acontece em parceria com a Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e com apoio da Escola Porto Iracema das Artes.

Roberta Félix, gerente de Ação Cultural do Dragão do Mar, dá detalhes sobre a pluralidade de temas dos minicursos:

“O objetivo com esse campo da formação do Conecta SET é trazer discussões que interessam para a cena das artes cênicas aqui do Ceará, mas que, claro, se conectam com discussões nacionais também. Por isso a gente traz esses convidados que estão trabalhando com esses temas em âmbito nacional, e se tornar uma maneira de conectar o pensamento das artes cênicas no Ceará e no Brasil”

Roberta Félix ressalta ainda a importância das temáticas para os artistas que participam dos debates:

“Para definir os temas dos cursos e os convidados, a gente contou com a parceria da Escola Porto Iracema das Artes, que trabalha com percurso formativo em artes cênicas há bastante tempo, e pode definir quais são essas vertentes de discussão, de pensamento que são mais interessantes para o público nesse momento, o público de pesquisadores e artistas. Então, os temas que a gente traz como negritude, feminismo, arte indígena, a escrita sobre trabalhos artísticos, dramaturgias híbridas, poéticas circenses, tudo isso interessa ao nosso público que faz as artes cênicas aqui no estado.

O artista e ativista Jaider Esbell apresenta o minicurso “Arte Indígena Contemporânea: uma perspectiva panorâmica”, que discute as relações das artes com os povos indígenas. A atividade será transmitida no dia 10 de dezembro no Canal do Dragão do Mar no YouTube, a partir das 19 horas e não é necessário fazer inscrição prévia.

Os cursos “Pedagogia das Encruzilhadas”, ministrado pelo professor, Luiz Rufino; e “Desenhando Poéticas Circenses no Plural”, apresentado pela artista circense Julia Henning acontecem entre os dias 14 e 18 de dezembro. Nestes casos, é necessário fazer a inscrição pelo site dragaodomar.org.br.

Reportagem de Danielle Gadelha com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira.

Tags:, , ,