23/06/16

DebatePapo exibe documentário Freenet nesta quinta (23)

Foto: Divulgação

O curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, nesta quinta-feira (23), às 14 horas, mais uma edição do DebatePapo, com exibição gratuita do documentário Freenet. Dirigido por Pedro Ekman e produzido pela Molotov Filmes, o longa discute o futuro da Internet, democratização do acesso e o papel do usuário e será exibido no auditório da Seara da Ciência, no Campus do Pici.

O filme resulta da parceria entre quatro organizações: o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, o Instituto Nupef (Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação), o IDEC (Instituto Brasileiro de defesa do Consumidor) e o ITS Rio - Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. O longa-metragem, que é uma iniciativa destas entidades sociais brasileiras, conta com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) e da Ford Foundation.

O documentário Freenet é uma produção colaborativa que, dentre outros temas, aborda questionamentos relativos à liberdade de expressão na internet, universalidade da informação, privacidade e neutralidade na rede, controle da web e direitos do usuário. A narrativa faz um passeio pela situação em alguns países, como Quênia, Índia, Estados Unidos, China, Brasil e Uruguai; e é composta por uma série de entrevistas com pesquisadores, ativistas de direitos humanos, produtores de conteúdo, políticos e representantes de empresas da área de tecnologia da informação.

Veja o teaser a seguir:

Entre os entrevistados, estão a nigeriana Nnenna Nwakanma, colaboradora regional da World Wide Web Foundation na África e coordenadora do projeto de direitos humanos Web We Want; o sociólogo brasileiro Sérgio Amadeu da Silveira, ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), defensor de ideias como o Software Livre e a Inclusão Digital no Brasil,  e um dos responsáveis pela implementação dos Telecentros na América Latina; e o norte-americano Edward Snowden, analista de sistemas que trabalhava para a CIA e a NSA e tornou públicos detalhes dos programas de vigilância global desses órgãos; dentre outros.

A exibição do filme integra as atividades da disciplina de Introdução à Cibercultura. Após a sessão, também será apresentado o áudio da entrevista com o diretor do longa, Pedro Ekman, para a jornalista Caroline Areal, do Jornal da Educação, programa da Rádio Universitária FM. Em seguida, tem início um debate com os professores do curso de Sistemas e Mídias Digitais Fernando Lincoln, Eduardo Junqueira e Andréa Pinheiro. O DebatePapo tem entrada gratuita e é aberto ao público.

DebatePapo com o documentário Freenet
14h | Hoje (23)
Auditório da Seara da Ciência (Campus do Pici - Rua Dr. Abdenago, s/n)
Informações: Freenet