15/02/22

Crianças da etnia Tremembé seguem sem aula

A Educação Escolar Indígena é assegurada pela Constituição Federal Brasileira, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que garante às comunidades indígenas o direito à educação diferenciada, específica e bilíngue (Foto: Luan de Castro)

Desde outubro do ano passado, o Povo Tremembé espera por uma resposta da Secretaria de Educação do Ceará sobre o pedido de um edital próprio, feito pela etnia, para a seleção dos professores das escolas indígenas. A reivindicação alteraria o formato previsto para a Seleção para Professores das Escolas Indígenas da Seduc já realizada. De acordo com Maria da Paz,diretora da Escola Indígena Brolhos da Terra, localizada na Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, a elaboração do documento foi feita com a participação dos professores dos municípios de Acaraú, Itarema e Itapipoca em favor da autonomia da educação escolar indígena. Enquanto a Seduc não toma uma decisão, cerca de 1000 estudantes do Povo Tremembé estão sem aulas. Maria da Paz fala sobre o último encaminhamento sobre o caso.

Ouça na reportagem de Síria Mapurunga:

Tags:, , ,