30/11/20

Cine Ceará chega à sua 30ª edição em um novo formato

O filme "A morte habita à noite", de Eduardo Morotó, abre a 30ª edição do Cine Ceará e concorre na mostra ibero-americana de longa metragem (Foto: Reprodução)

O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, será realizado nos dias 5 a 11 de dezembro. O Festival chega à sua 30ª edição em 2020 em um formato inédito. O público poderá acompanhar a programação não só de forma presencial, como também pela televisão e pela Internet. Algumas atividades serão exibidas pela TV Ceará e pelo Canal Brasil, no serviço de streaming Canais Globo. Na Internet, o público terá acesso ao evento pelo canal do Festival no YouTube.

Ao todo serão mais de 50 filmes exibidos. Na mostra competitiva ibero-americana de longa-metragem, sete filmes de países como Brasil, Argentina, Venezuela e Chile disputam o troféu Mucuripe. Um dos filmes que competem nessa mostra é o cearense Última Cidade, do diretor Victor Furtado. Margarita Hernandez é coordenadora de programação do Cine Ceará. Ela comenta sobre a importância de um festival de cinema desse tipo em 2020:

"Eu penso que os festivais têm uma grande importância como formadores não apenas de plateia, mas também como formadores de ideias, de organizar, de forma de se encontrar, mesmo que à distância. Esse momento de encontro está acontecendo. Não pode acontecer como era, mas está acontecendo e é fundamental porque, no momento que se encontra parada a produção de cinema no Brasil, os festivais estão jogando um papel fundamental, porque estão chamando a classe cinematográfica para conversar, para debater, para procurar caminhos para a gente manter. Os festivais são um momento também de resistência"

Os debates do Cine Ceará, que são momentos de encontro entre os realizadores com o público, a crítica e a imprensa, acontecerão este ano de forma online, no canal do Festival no YouTubeMargarita Hernandez acredita que, o que poderia ser visto como uma adversidade, também traz uma novidade positiva:

"Vamos chamar os realizadores e chamar jornalistas. Convidar para entrar na sala de debates. Então, eles vão acontecer da mesma forma, também, assim, talvez um jornalista que não viria ao festival, este ano vai poder estar presente. Vai poder acompanhar ele de qualquer estado, de qualquer lugar do Brasil. Então, tudo tem um pró e tem um contra. E acho que a parte, digamos, positiva, desta versão online, digamos, dos eventos, é que podemos chegar a qualquer lugar do país"

O link para o acesso está na página do Cine Ceará, no endereço cineceara.com. O Cine Ceará tem apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Reportagem de Gustavo Castello sob orientação de Carolina Areal e Igor Vieira.

Tags:, , , , , ,