27/03/24

Cientistas votam contra adoção do Antropoceno

Ainda não há consenso sobre se as mudanças recentes produzidas pelo homem nas condições geológicas foram suficientes para encerrar o Holoceno (Imagem: MST. Rowshonara Begum/Shutterstock)

Ouça "Cientistas votam contra adoção do Antropoceno" no Spreaker.

Após um debate de quase 15 anos, cientistas se posicionaram neste mês contra a proposta de declarar o início do Antropoceno, uma época recém-criada de tempo geológico. O órgão internacional responsável pela escala geológica do tempo é a Comissão Internacional de Estratigrafia, na sigla em inglês ICS.

De acordo com o professor Daniel Rodrigues, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), a história da Terra é marcada por eventos de diferentes magnitudes e cabe a estratigrafia, área que estuda a organização das rochas no espaço e no tempo, o estudo e o posicionamento de tais eventos. Eles servem de marcadores para o tempo geológico, que é muito longo. A idade da Terra, lembra o professor, é calculada em torno de 4,6 bilhões de anos:

"Existe uma subdivisão básica e hierárquica do tempo que é feita de forma aproximada. No entanto, os limites dessas subdivisões são constantemente revistos a partir de pesquisas que envolvem a melhoria na detecção dos eventos e também nas técnicas de datação das rochas. Então ao decidir não formalizar o Antropoceno como uma época geológica, a ICS conclui, na verdade, que faltam argumentos ou pesquisas para melhor decidir quando exatamente o impacto da humanidade se tornou determinante. E isso é muito diferente de, por exemplo, negar o impacto humano sobre a terra. O próprio presidente da comissão votou a favor da nova época, mas admitiu ter sido voto vencido dentro dessa comissão, e pontuou, no entanto, que esse entendimento ainda pode mudar."

Apesar de o termo Antropoceno já estar sendo usado por antropólogos e artistas, por exemplo, ainda não há consenso sobre se as mudanças recentes produzidas pelo homem nas condições geológicas foram suficientes para encerrar o Holoceno, que começou há 11,7 mil anos com o recuo mais recente dos grandes glaciares. O professor Daniel Rodrigues explica:

"A proposta do Antropoceno é de que ele configure uma época e não uma era. Então geologicamente as eras, na verdade, abrangem pelo menos dezenas de milhões de anos de duração. Por exemplo, a era atual é chamada de Cenozoico e já dura 66 milhões de anos. A própria mídia, às vezes, propaga essas confusões. Por exemplo, ficou famosa uma série de filmes em desenho animado chamada "A Era do Gelo" que, na verdade, geologicamente retrata o intervalo de tempo chamado de período quaternário, que já dura mais de dois milhões de anos. Neste âmbito, o quaternário é o mais recente período da Era Cenozoica enquanto que o Antropoceno, caso assumido, seria a mais recente época dentro do quaternário e com apenas 74 anos, se você contar desde 1950, como é a proposta do grupo de trabalho."

Conforme o geólogo, o grande mérito da proposta do Antropoceno é o de chamar atenção pro impacto das atividades humanas na Terra. Nesse aspecto, as mudanças climáticas já são consideradas o maior desafio a ser enfrentado pela humanidade ao longo desse século.

Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM