11/11/14

Centro Dragão do Mar promove mesa para discutir a importância cultural do Nordeste

Intitulado “Nordeste: matriz cultural do Brasil”, o debate recebe renomados profissionais e pesquisadores relacionados às raízes culturais nordestinas

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura Brasileira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove o debate "Nordeste: matriz cultural do Brasil", nesta quarta-feira (5), às 19h30, no Teatro Dragão do Mar. Vão compor a mesa: o ator e diretor Sérgio Mamberti, o fotógrafo Tiago Santana e o antropólogo e presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares. O debate terá mediação do jornalista e diretor institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti.

No contexto em que estão aflorados (e inflamados) os debates em torno das identidades de cada região, a ideia do debate é discutir a importância do Nordeste para o Brasil a partir da experiência e dos estudos que grandes nomes, abordando os motivos que faze da cultura nordestina expressão tão forte em diferentes linguagens da arte: música, cinema, dança, teatro, literatura, artes visuais etc.

O debate propõe diversidade de perspectiva por meio recorte do sertão do gado na antropologia cultural do Nordeste e a força da imagem e da paisagem do sertão na construção do imaginário do Brasil, além de um panorama atual da cultura nordestina dentro da cultura brasileira.

Após o debate, atrações tipicamente nordestinas vão embalar o Dia Nacional da Cultura Brasileira, no Centro Dragão do Mar. Uma das atrações é o Mestre Zé Pio, diplomado como Mestre da Cultura no ano de 2005 pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Mestre Zé Pio traz a brincadeira de bumba meu boi, com vaqueiros, capitão índias, reis, rainhas, além da percussão de tambores, tarol, caixa, pandeiro, violão e as respostas das rimas improvisadas. Outras atrações serão confirmadas em breve.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*