26/09/23

Cearense é selecionada para treinamento da Folha de São Paulo

Imagem da redação da Folha de São Paulo (Foto: Gabriel Cabral/FolhaPress)

Ouça "Jornalista cearense é selecionada para treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha de São Paulo" no Spreaker.

Uma cearense está no meio de uma turma de profissionais que estão recebendo o 8º Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha de São Paulo. A jornalista Giselle Soares Menezes Silva tem 37 anos e foi uma dos 15 escolhidos de diversas partes do País entre 761 inscritos. Ela vive em São Paulo desde o ano passado onde é doutoranda na Unicamp em Política Científica e Tecnológica. Ela dá mais detalhes sobre a formação:

"O treinamento são cinco semanas e aí tem uma seleção com várias etapas, provas... a última etapa foi uma coletiva de imprensa. É um grupo de 15 pessoas de faixas etárias bem variadas, desde 21 anos até 43 anos, e formações também variadas, a maioria é jornalista mas também tem sociólogo, advogado, tem pessoas com outras formações também. Durante essas cinco semanas, a gente tem várias aulas desde textos aplicada ao texto jornalístico, a importância da concisão na redação jornalística, e também a gente tem a oportunidade de conversar com outros profissionais que já tem muito tempo de casa e trabalham em diferentes editorias ou que estão em cargos de liderança."

De 8 a 15 de setembro, os participantes tiveram aulas presenciais na própria Redação da Folha assistindo a palestras e fazendo entrevistas. Entre os convidados, estava o psicanalista Christian Dunker. A turma também visitou algumas instituições, como explica Giselle:

"Como eu já tenho background de jornalismo de ciência, eu acho que isso facilitou muito meu à instituições que dificilmente eu teria acesso como freela, por exemplo, o Instituto Butantan, eu conheci um laboratório de produção de vacinas, o próprio Einstein, a gente fez de exercício bem básico de cirurgia robótica, que é um hospital de elite, é um dos melhores hospitais do Brasil, tem uma UPA que a gente visitou e ela é gerida pelo Einstein aqui em São Paulo em parceria com a prefeitura e eles são referência em oncologia e também trabalham com cirurgia robótica."

A formação termina nesta semana e, ao final do curso, os participantes devem produzir uma reportagem. O 8º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha conta com o apoio do Instituto Serrapilheira, do Laboratório Roche e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Reportagem de Síria Mapurunga

Tags:, , ,