12/11/21

Casal cria reservas naturais em Santana do Cariri

A criação teve o apoio técnico da Associação Caatinga, que tem mobilizado a criação de reservas do mesmo tipo e participado do processo de gestão das unidades (Foto: Reprodução/Internet)

A funcionária pública Edna Ribeiro e o engenheiro eletricista Severino Roberto criaram uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural no Ceará com 8,9 hectares de extensão. Ela foi batizada de "Azedos", e está localizada no município de Santana do Cariri.

Esta não é a primeira unidade de conservação criada pelo casal. A primeira, também na cidade, foi formalizada em março deste ano e batizada de “Buritis Águas Naturais”. São 10 hectares de caatinga que estão protegidos na região sul cearense. Como demonstra Edna Ribeiro, isso se deu graças ao entendimento sobre o sentido da preservação do território e do respeito aos que vivem ali:

"A ideia de criar as RPPN nasceu da nossa origem e do sentimento de amor pela natureza. Temos relação de laços familiar com estas áreas, e a consciência da importância da sua preservação para o bem-viver das pessoas envolvidas e inseridas na região, que dependem da água das fontes mineral natural existentes, bem como da fauna e flora do nosso Semiárido".

A criação teve o apoio técnico da Associação Caatinga, que tem mobilizado a criação de reservas do mesmo tipo e participado do processo de gestão das unidades. A organização se envolveu com a criação de 31 reservas, o que equivale a mais de 70% das unidades de conservação privadas do Ceará.

O coordenador técnico da Associação Caatinga, Samuel Portela, argumenta sobre o incentivo à criação de RPPNs - Reservas Particulares do Patrimônio Natural:

"A Associação Caatinga estimula a criação de unidades de conservação, principalmente das RPPNs, desde a sua origem, pois é gestora e proprietária de uma delas, a reserva natural Serra das Almas, localizada no município de Crateús. E sabemos que os fragmentos ainda conservados vegetação nativa, grande parte estão nas mãos de proprietários particulares. Então passamos a estimular e sensibilizar a criação dessa categoria de unidade de conservação para que estas áreas passem a ser áreas legalmente protegidas e gravadas nas matrículas dessas propriedades em caráter perpétuo, garantindo assim todos os serviços ecossistêmicos associados à conservação dessas florestas".

A expectativa da organização é contribuir com a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas por meio da conservação da caatinga. Além de proteger o bioma que é exclusivamente brasileiro.

Sobre a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, ela se dá a partir da decisão do proprietário em transformar a terra em unidade de conservação de caráter perpétuo. A área precisa ter relevância ambiental e estar regularizada. Os órgãos responsáveis pelo processo são o ICMBio, em âmbito federal, e a Secretaria de Meio Ambiente, em âmbito estadual.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,