07/04/17

Casa de José de Alencar inaugura biblioteca comunitária

Biblioteca voltada para a comunidade é novo equipamento da CJA

A Casa de José de Alencar (CJA) inaugurou, na última quinta-feira (6), a Biblioteca Comunitária O Guarani. Na inauguração ocorreu também uma homenagem à professora Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo, patrona da biblioteca. Este novo espaço da CJA é voltado para crianças e, além de disponibilizar um rico acervo, também oferecerá diversas atividades culturais.

O objetivo da construção deste novo espaço é permitir que crianças e jovens, principalmente os que moram em comunidades, tenham acesso à cultura e arte através das obras de literatura do local. A biblioteca estará aberta ao público durante toda a semana, funcionando das 8h às 17h e, nas terças-feiras, ocorrerá contações de histórias de obras de José de Alencar. Para participar deste projeto, escolas e outras instituições de ensino devem agendar as visitas através do e-mail casajosedealencar@ufc.br.

O acervo da biblioteca foi construído por meio de parcerias entre a CJA e instituições do terceiro setor, como o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Ceará (Sintufce) e o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc).

A Casa

A Casa de José de Alencar fica situada no bairro Messejana e por nove anos foi o lar do escritor cearense, José de Alencar. Adquirida por seu pai em 1825, era chamada de Sítio Alagadiço Novo e em 1964, foi tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente, é mantida como equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará.

A casa onde José de Alencar morou é conhecida como "casinha" (Foto: Divulgação)

A casa onde José de Alencar morou é conhecida como "casinha" (Foto: Reprodução/Internet)

Além do local onde José de Alencar viveu, a CJA abriga também outros espaços, como uma pinacoteca que possui 32 obras do pintor Floriano Teixeira; suas telas e quadros retratam personagens dos livros de José de Alencar. A Sala Iracema homenageia com destaque a personagem Iracema, do autor cearense. Nesta sala, uma coleção de 33 desenhos do artista plástico Descartes Gadelha narra a história da índia retratada no romance de José de Alencar.  A Biblioteca Braga Montenegro reúne mais de dois mil livros de diversos gêneros e autores.

Outro local que os visitantes podem conhecer são as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, onde eram produzidas cachaça e rapadura. Além disso, há também outros ambientes que disponibilizam artefatos, itens e objetos para pesquisas sobre a história do Ceará e até de religiões afro-brasileiras.

Parte do acervo da Pinacoteca Floriano Teixeira (Foto: Reprodução)

Parte do acervo da Pinacoteca Floriano Teixeira (Foto: Reprodução/Internet)

Biblioteca Comunitária O Guarani
Todos os dias da semana, das 8h às 17h