19/08/20

Carcará Foto Conferência debate imagem e periferia

A fotógrafa Tamara Lopes vai participar da Carcará Foto Conferência falando sobre "Protagonismo Negro na Fotografia" (Foto: Tamara Lopes)

Nos dias 21,22 e 23 de agosto acontece a primeira edição da Carcará Foto Conferência, em homenagem ao Dia Internacional da Fotografia, celebrado em 19 de agosto. O evento online vai reunir fotógrafas, fotógrafos e artistas visuais das periferias de todo o Brasil. Os participantes vão debater questões sociais, políticas e filosóficas da fotografia. Como explica a artista visual, articuladora e organizadora da conferência Nágila Gonçalves:

“O principal norte da Foto Conferência Carcará é articular a relação imagem e periferia. E quando eu menciono imagem, eu falo tanto de fotógrafos, quanto de pensadores em imagens e aqueles que, porventura, não são fotógrafos, não criam imagens especificamente, mas utilizam a fotografia como instrumento potencializador.”

A Carcará Foto Conferência surgiu da necessidade de construir um espaço de diálogos e apresentações artísticas que pertença aos próprios artistas e seja acessível à comunidade. O evento vai tratar da periferia além do contexto territorial, abordando também o político e o social. Nágila Gonçalves dá detalhes sobre como a conferência foi pensada:

“Nós compreendemos que a fotografia, as artes visuais por completo e a arte no seu contexto geral não é acessível de forma direta, seja pela fotografia, seja pela música ou pelo teatro, às pessoas que são de realidade periférica. Mesmo sendo um fazer, uma busca que não é de fácil acesso você obter equipamentos para realizar o seu material, a sua forma artística de se desenvolver, de se expressar, a gente busca justamente a descentralização das discussões a cerca de imagem.”

O artista cearense Mateus Fazendo Rock é uma das atrações musicais da Carcará Foto Conferência (Foto: Nay Oliveira)

O artista cearense Mateus Fazendo Rock é uma das atrações musicais da Carcará Foto Conferência (Foto: Nay Oliveira)

A programação traz pensadores da fotografia de diferentes contextos periféricos de todo o Brasil, entre eles a fotógrafa da Amazônia Marcela Bonfim; a artesã da aldeia Japuara Rafa Anacé e o poeta e pesquisador cearense Rômulo Silva. O evento conta também com apresentações musicais da artista travesti independente da Sabiaguaba Mumu, do projeto musical Mateus Fazeno Rock e do Grupo As Negas.

O evento é realizado de forma pública e gratuita, por meio de lives no Facebook e no canal do Youtube da Foto Conferência Carcará. Os participantes terão direito a certificado e as inscrições seguem até o dia 20 de agosto. Os interessados devem preencher um formulário online disponível nas redes sociais da conferência.

A programação de todo o evento e o link para a inscrição estão disponíveis nas páginas do Facebook e Instagram, é só procurar por @carcarafotoconferencia no Facebook e @carcara.fotoconferencia no Instagram.

Reportagem de Danielle Gadelha com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

*