22/06/20

Campanha dá suporte a artistas em situação de vulnerabilidade

Os artistas visuais doaram imagens de trabalhos que serão impressas em máscaras de proteção facial, usadas na prevenção à Covid-19 (Foto: Divulgação)

 

Na luta contra o novo coronavírus, artistas do Ceará, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Portugal se unem no projeto Proteja Vidas, Preserve Arte. Os artistas visuais doaram imagens de trabalhos que serão impressas em máscaras de proteção facial, usadas na prevenção à Covid-19.

As máscaras customizadas se transformam em agradecimento aos doadores que apoiarem artistas locais em situação de maior vulnerabilidade. A campanha de financiamento coletivo quer dar suporte, inicialmente, a 20 artistas visuais do Ceará, explica Junior Pimenta, um dos organizadores da campanha:

"O projeto 'Proteja Vida, Preserve Arte' surge do desejo de tentar suprir, de alguma maneira, a necessidade básica de 20 artistas, inicialmente, de uma instituição. Com isso, a gente também parte de uma situação que faz parte do cotidiano, que é uma situação de vulnerabilidade, precariedade, que é muito comum, infelizmente, não só nas artes visuais, mas na área cultural de uma maneira geral. E a gente sabe que a cultura foi uma das mais atingidas diretamente [pela pandemia]. Até se fala que foi a primeira a parar e a última a retornar às atividades normais."

Os artistas beneficiados serão selecionados a partir de indicações feitas por outros artistas da região do Cariri, do Norte do Estado e da Capital. Eles não podem ter sido contemplados em editais. Efrain Almeida, Leda Catunda, Rian Fontenele, Rute Rosas e Zenon Barreto são alguns artistas que já doaram imagens de trabalhos para a campanha. A ação planeja ultrapassar este tempo de pandemia e propor garantias mínimas de subsistência, soma o artista visual Junior Pimenta:

"Pensar pra além dessa relação da pandemia e pensar outras formas de organização, outras formas de distribuição de renda. Inclusive, não à toa, é que se fala de uma renda universal como uma forma de garantir essas necessidades básicas, não só dos artistas, mas de toda a população."

Mais informações podem ser obtidas no Instagram do projeto.

Reportagem de Ana Mary Cavalcante para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

*